Casa das Artes recebe a exposição “Corpo que transborda”, da artista hamburguense Leila Groth Ibarra

Publicado em 09/12/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:32
O corpo que transporda
Crédito
Arte/Cultura

Em uma realização da Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, a Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59 – Centro, Novo Hamburgo) recebe a Exposição O Corpo que Transborda, da artista visual hamburguense Leila Groth Ibarra. A mostra terá início na segunda-feira, 16 de dezembro e encerramento em 18 de janeiro de 2020, uma sexta-feira. A exposição integra o Edital de Ocupação do Funcultura e a entrada é gratuita.

A exposição O Corpo que Transborda propõe a construção de um grande corpo no espaço expositivo por meio de uma instalação composta de obras híbridas e elementos do processo artístico. O ponto de partida é a pintura, que transborda do quadro e se torna tridimensional, criando um organismo que faz um paralelo visual com a visceralidade do interior do corpo humano, como se ele próprio estivesse aberto e exposto, convidando o público a uma reflexão sobre seus próprios corpos. As obras expostas foram inicialmente concebidas para a monografia realizada por Leila para a conclusão do curso de Artes Visuais, sendo totalmente repensadas e adaptadas para essa exposição na Casa das Artes.

A mostra, gratuita, foi selecionada por meio do Edital de Ocupação do Funcultura, lançado em 2018, que designou 10 artistas visuais para apresentarem suas produções artísticas na galeria da Casa das Artes. A atividade prevê uma mostra por mês, até o final de dezembro.

SOBRE A ARTISTA

Leila Groth Ibarra graduou-se em Artes Visuais pela Universidade Feevale no ano de 2016. Possui experiência em pintura, ilustração, serigrafia e instalação, prestando consultorias e curadorias artísticas desde 2015. Sua produção artística aborda corpo, visceralidade e acúmulo, trabalhando com processos híbridos e o campo expandido da pintura. Em seus últimos trabalhos, Leila busca aprofundar e ressignificar a representação do corpo feminino, através da incorporação de materiais e atividades tradicionalmente associadas ao universo feminino, como o crochê, o bordado e a costura. A arte de Leila questiona a objetificação e os padrões impostos sobre as mulheres, visando naturalizar a anatomia feminina e empoderar mulheres em todos os seus ciclos.

SERVIÇO:

Exposição: O Corpo que transborda, de Leila Groth Ibarra

Local: Casa das Artes de Novo Hamburgo (Avenida Primeiro de Março, Nº 59 – Centro)

Visitação: De 16 de dezembro de 2019 a 18 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Vernissage: Quarta-feira, 18 de dezembro, às 18h30min