Caminhadas turísticas por Lomba Grande começam em abril

A cada passo uma surpresa, com belíssimas paisagens e o relaxante contato com a natureza. Assim são as caminhadas turísticas rurais por Lomba Grande, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Turismo. A primeira atividade do ano ocorre no dia 8 de abril, com saída às 8h30 do Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333, junto à Praça do Imigrante, no Centro). A caminhada terá 12 quilômetros e passará pelas localidades de São João do Deserto, São Jacó e Santa Maria do Butiá, com parada para almoço colonial no Sítio Recanto do Vovô, com o custo da refeição por conta do participante. É fornecido o transporte de ida e volta entre o Centro e Lomba Grande.
Para participar da caminhada é necessário realizar a inscrição antecipadamente, que pode ser feita no Receptivo Turístico ou pelo telefone: (51) 3527-1692 / 9 9748-0849 ou ainda pelo e-mail turismo@novohamburgo.rs.gov.br. É necessário apresentar o RG e fornecer um e-mail e telefone no momento do credenciamento. As vagas são limitadas.
Calendário de caminhadas turísticas em Lomba Grande em 2017:
1ª Caminhada: 8/4/2017
2ª Caminhada: 3/6/2017
3ª Caminhada: 5/8/2017
4ª Caminhada: 7/10/2017
5ª Caminhada: 2/12/2017 (noturna)
Sobre Lomba Grande
As caminhadas por Lomba Grande contribuem para o desportista identificar as potencialidades de turismo e lazer do charmoso bairro de Novo Hamburgo, além de ser oportunidade para fomentar a economia local. A localidade possui área de 156km², totalizando 2/3 do território do Município, considerada zona de proteção ambiental.
Banhada pelo Rio dos Sinos, Lomba Grande também abrigou os primeiros imigrantes alemães que se instalaram na Feitoria do Linho Cânhamo, à época pertencente a São Leopoldo. Hoje, apresenta-se com um dos principais pontos de visitação do Município, com atrativos naturais e culinária elaborada a partir da produção rural. São hípicas, sítios de lazer, balneários, centro de educação ambiental e espaços para a comercialização de produtos coloniais, permitindo aos visitantes que desfrutem de atividades ao ar livre, como cavalgada, turismo de aventura, recreação, montanhismo, trilhas e ciclismo.