Caminhada Turística de Lomba Grande reúne 130 participantes

Atividade promovida pela Sedec explorou pontos turísticos e promoveu integração com a natureza

Publicada em 05/06/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Cerca de 130 pessoas participaram da 2ª Caminhada Turística de Lomba Grande - Foto: Marcello Schiavon

Com a trégua da chuva, a 2ª edição da Caminhada Turística de Lomba Grande ficou ainda mais especial no sábado, 3. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Diretoria de Turismo, reuniu cerca de 130 pessoas, de diversas faixas etárias, que puderam desfrutar de momentos de integração com a natureza explorando os empreendimentos rurais da localidade além de apreciar a paisagem típica do maior bairro hamburguense.

O roteiro incluiu algumas paradas ao longo dos 12 quilômetros, percorridos em aproximadamente 4 horas, entre eles a Hípica do Vale e o Sítio do Caranguejo Selvagem, local que recebeu os caminhadores para um almoço com comida caseira.

Aos 71 anos, Lurdes de Oliveira resolveu acompanhar a filha, Sandra Oliveira, a nora, Lisiane da Rosa e a neta, Vitória de Oliveira. Convidadas por Sandra, o quarteto decidiu se aventurar pela primeira vez pelo bairro rural. Lurdes se sentia alegre e motivada e, pelas suas previsões, caminharia, em média, 4 km. Seu condicionamento, obtido por meio de caminhadas diárias e o clima agradável e contemplativo, rendeu a ela o dobro do esperado. “Eu gostei bastante. Conheço Lomba Grande por passar pela localidade. As caminhadas abrem oportunidades de apreciar melhor o bairro”, disse.

Veterana na atividade, Lonilda Schmitz, veio de São Leopoldo para aproveitar a caminhada. “Eu gosto de absolutamente tudo na caminhada turística: do trajeto, dos roteiros e da pureza do ar que respiramos em ambiente rural unindo saúde e diversão”, explica. A moradora de Sapiranga, Maristela da Rosa, fez o trajeto pela primeira vez e ficou encantada com o que viu. “Quem simplesmente passa pelo local não faz ideia do tamanho de muitos empreendimentos rurais que temos aqui e a importância deles para a economia local”, destaca.

Para Rosi Fritz, servidora da Sedec responsável por organizar as caminhadas, o objetivo do turismo rural em Lomba Grande é proporcionar aos participantes, em meio a uma bela paisagem, o conhecimento dos sítios de lazer e do agronegócio que move a região. “É uma oportunidade de valorizar esses empreendimentos e toda a infraestrutura que atende a esse bairro que fica a apenas 12 km  do Centro de Novo Hamburgo”, ressalta.

Agende-se

As Caminhadas Turísticas ocorrem bimestralmente, levando os participantes sempre por caminhos e empreendimentos diferentes, tornando o programa atrativo para iniciantes e veteranos.

3ª Caminhada: 5 de agosto

4ª Caminhada: 7 de outubro

5ª Caminhada: 2 de dezembro (caminhada noturna)

Galeria da notícia