Cães adultos estão a espera de um novo lar
Dos cães que chegam para adoção, aqueles com idade mais avançada são mais difíceis de serem adotados, assim como os cachorros recuperados e recolhidos pelo Cempra. Mas se engana quem acha que animais adultos não se adaptam facilmente em um novo lar. Muitas são as vantagens de adotar um animal mais velho. Esses vêm com um histórico de abandono e o que eles mais querem é atenção e cuidados, como afirma o médico veterinário do Cempra, Maicon Bonini. “Os cães adultos já são castrados e menos propensos a doenças que atingem os filhotes com mais facilidade. E além do mais, se adaptam fácil a qualquer ambiente”, destaca Bonini.
Durante todo o mês de agosto está sendo trabalhada a campanha “Mês do cachorro louco… por um lar”. Nessa mesma edição, estarão disponíveis para adoção cães que chegaram até o Centro Municipal de Proteção aos Animais com o histórico de doenças e maus-tratos. Um deles é o Willy, cão da raça Dachshund, ou linguicinha. Willy teve uma afecção severa no seu olho direito, que foi removido para que pudesse sobreviver. Após passar por procedimento cirúrgico, Willy está recuperado e pronto para receber um novo lar. “Muitos animais chegam nestas condições e aqui nós os recuperamos, medicamos e encaminhamos para a adoção”, completa o veterinário.
Adotar é fácil
Desde a primeira edição da feira, mais de 40 cães estão em um novo lar. Os interessados em propiciar um novo começo para estes cães, devem ter mais de 18 anos, possuir em mãos RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Os animais adultos são todos castrados, e aqueles que ainda não possuem idade para o procedimento de castração têm a cirurgia garantida quando chegarem ao período adequado para a operação.