Cães adultos encontram um novo lar a partir da Feira de Adoção

Publicada em 13/08/2015 - Atualizada em 17/11/2020
Os animais disponíveis para adoção nesta edição da feira. - Foto: Bruna Pacheco
Adotar animais adultos não é prática comum, já que os adotantes têm preferência por filhotes. Na Feira de Adoção de quinta-feira, 13 de agosto, na Praça do Imigrante, o Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA) de Novo Hamburgo trouxe cães e gatos adultos. A ação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), que administra o Cempra, também conhecido como Canil Municipal. O evento fez parte da campanha do mês de agosto “Mês do cachorro louco… por um lar”.

Foram levados para a feira, 10 cães, sendo 6 adultos e quatro filhotes, e uma gata adulta. O primeiro adotante desta edição da feira foi o circense Vanderlei José de Souza, que levou uma cadela para presentear o neto. O animal será o novo companheiro do neto de Souza, Luis Carlos, 4, que teve um cachorro atropelado a pouco tempo.

O casal de aposentados, Marisa, 64, e João Ernesto de Oliveira, 65, perdeu sua companheira duas semanas atrás e viram no jornal o anúncio do evento. A adoção da cadela adulta foi justificada por Marisa. “Ela já está cadastrada e é muito dócil”, citou. Segundo os aposentados, a casa, que estava vazia agora vai se encher de alegria novamente.

Por que adotar um animal com idade avançada?

Muitas são as vantagens de adotar um animal mais velho. Esses vêm com um histórico de abandono e o que eles mais querem é atenção e cuidados, como afirma o médico veterinário do Cempra, Maicon Bonini. “Os cães adultos já são castrados e menos propensos a doenças que atingem os filhotes com mais facilidade. E além do mais, se adaptam fácil a qualquer ambiente”, destaca Bonini.

Como adotar:

Os interessados em dar um novo lar para os animais disponíveis devem ter mais de 18 anos, possuir em mãos RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Os animais adultos são todos castrados, e aqueles que ainda não possuem idade para o procedimento de castração têm a cirurgia garantida quando chegarem ao período adequado para a operação.