Busque o autoconhecimento e pratique o autocuidado

Publicado em 03/02/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:43
teste
Algumas mudanças de hábitos, fáceis de colocar em prática no dia a dia, podem fazer toda a diferença em nossa forma de pensar e agir
Crédito
Banco de imagem

O primeiro mês de 2021, conhecido como Janeiro Branco, trouxe como recado a consciência sobre a importância de se cuidar da saúde mental ao longo dos anos, ao longo da vida.

De acordo com o psiquiatra Pedro Beria, que atua no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), as evidências científicas cada vez mais confirmam que a atenção em saúde mental não se restringe a tratamentos em psicoterapia ou uso de psicofármacos quando indicado. “Mas esse cuidado é extremamente abrangente, sendo que o foco na saúde da mente se beneficia de medidas de vida saudável em geral”, observa o médico.

De fato, a relação entre hábitos saudáveis, em contexto mais abrangente, e a saúde mental se tornou consenso entre os profissionais de Saúde. De maneira comprovada por estudos e pesquisas, um conjunto de atitudes de autocuidado tende a reduzir riscos de episódios de depressão, contribui no controle da ansiedade e, em pacientes com doenças neurodegenerativas, pode vir a diminuir a perda de habilidades cognitivas.

“Considero extremamente importante manter atividades lúdicas, voltadas ao prazer, e rotinas de alimentação saudável, atividades físicas e horários de sono regulares”, destaca Beria. De acordo com o psiquiatra, tratam-se de práticas de extrema relevância para a manutenção de uma mente sã, e que têm um resultado auxiliar no tratamento prescrito pelo médico, com impacto positivo avalizado por estudos científicos.

Confira, a seguir, dicas para manter a sua saúde mental em dia com aval da medicina: 

  1. Pratique o autocuidado. Sempre é tempo para adotar novos hábitos saudáveis e tratar a si mesmo com mais carinho.

  2. Mantenha-se ativo e procure realizar novas atividades que tragam prazer e exercitem a mente com habilidades não experimentadas até então. Reserve tempo para exercícios físicos e estudos, a começar por uma boa leitura e um novo hobby que te coloque em movimento e te desafie.

  3. A vida não é feita apenas de responsabilidades. Organize sua rotina para que tenha momentos de relaxamento e lazer, com direito a atividades lúdicas. Espaireça, assistindo a um bom filme, dê uma caminhada, toque um instrumento, cante, dance, faça trabalhos manuais e artísticos, enfim, busque ter momentos de prazer e descontração.

  4. Reserve um tempo para ter contato, mesmo que por telefone e videochamadas, com sua família e com seus amigos.

  5. Preze por manter uma rotina que conduza você a uma boa noite de sono. Crie seus rituais para quando chegar a hora de se deitar.

  6. Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável. Procure comer de maneira equilibrada, optando por alimentos ricos em fibras e nutrientes. A saúde física e a saúde mental andam juntas.

  7. Busque ajuda sempre que não estiver se sentindo bem do ponto de vista emocional, prestando atenção em seus sentimentos e pensamentos. Você não precisa sofrer sozinho. Conte com uma rede de apoio.

  8. E não hesite em procurar o auxílio de um profissional de saúde mental ao se sentir emocionalmente instável e sem ânimo.