Busca Ativa visita moradores com deficiência para divulgar o Pronatec
Quem aprovou a iniciativa foi a atendente Raquel Pereira dos Santos, 49, e o aposentado João Carlos Vaz da Silveira, 47. “Muitas vezes as pessoas não sabem que possuem essas oportunidades, e com essas visitas, fica mais acessível a participação de pessoas, como a minha mãe, de 79 anos”, descreve Raquel. Já o argumento de João Carlos é de que ele poderá ter uma nova oportunidade profissional. “Desde que fiquei paraplégico não pude mais exercer a minha profissão de pintor. O Pronatec vai me proporcionar uma nova área de atuação”, argumenta João Carlos.
A visita é feita pelos agentes de mobilização da SDS. Um deles, Lucas Thiago de Oliveira da Silva, explica que a escolha das pessoas visitadas é baseada no Cadastro Único (CadÚnico), no qual é feita uma triagem de públicos, separando-os conforme a época de divulgação do Pronatec. “Geralmente visitamos os PCDs em períodos pré-curso, com isso, podemos fazer visitas mais demoradas e nos dedicarmos mais para cada caso, diferente de tempos escolares, ou outros públicos, que já são familiarizados com o Programa”, observa o agente. Durante a Busca Ativa 35 residências foram visitadas. “Aproveitamos para preencher o cadastro e atualizar as informações dos usuários”, explica a agente de mobilização Francine Carolina Rocha.
Vem mais por aí
Durante o ano outras Buscas Ativas serão feitas abrangendo diversos públicos. Lembrando que é permitido a todos os participantes do Pronatec-FIC realizar dois cursos anualmente. Atualmente as etapas 5 e 6 dos cursos do Pronatec 2014 estão em andamento. Novo Hamburgo vem sendo um Município destaque na questão da promoção de cursos do Pronatec em todo o Estado, formando em 2014 mais de 2 mil alunos. A primeira etapa de 2015 será lançada em breve.