Búfalos são encaminhados para um lar provisório

Publicada em 05/08/2015 - Atualizada em 17/11/2020
No local foi montado um brete para que os búfalos pudessem ser direcionados para a porta do caminhão boiadeiro que os transportou até a nova morada. - Foto: Paulo Barcelos
Os visitantes inusitados, oito búfalos, que apareceram e circularam pelas ruas de Novo Hamburgo no dia 4 de agosto, foram encaminhados, na manhã de quarta-feira, dia 5, para um lar provisório em uma fazenda na cidade de Portão. Os animais ficarão sob os cuidados de um fiel depositário até que o proprietário seja identificado. Uma operação foi organizada para o transporte dos sete búfalos que estavam no estacionamento do Grêmio Sindicato dos Funcionários de Novo Hamburgo (GSFM). No local foi montado um brete para que os animais pudessem ser direcionados para a porta do caminhão boiadeiro que os transportou até a nova morada. A movimentação chamou a atenção de moradores, comerciantes, e de condutores e pedestres que passavam pela Rua General Osório, em Hamburgo Velho.

Ao todo, a manada era composta por pelo menos 9 búfalos, sendo que dois precisaram ser sacrificados após, um ter se envolvido em um acidente na ERS 239, e outro por apresentar lesões graves nas patas. Na terça-feira, dia 4, após terem percorrido pelos bairros São Jorge, Hamburgo Velho, Guarani e Vila Nova, os animais se refugiaram em frente a um salão de beleza na Rua General Osório em Hamburgo Velho. Agentes da Guarda Municipal e da SEMAM conduziram os animais até o estacionamento do GSFM, que fica ao lado do estabelecimento, onde passaram a noite. Os animais foram avaliados por um veterinário e receberam cuidados, como alimentação e água. A Secretaria Estadual da Agricultura também foi acionada.