Brechó solidário mobilizou moradores do Kephas
Uma ação beneficente da comunidade para a própria comunidade. Assim foi o Brechó Solidário do Território de Paz do Loteamento Kephas, no sábado, dia 21 de fevereiro. A atividade reuniu centenas de moradores no pavilhão localizado na Rua Arthur Momberger, das 10 às 15 horas, onde mais de três mil peças de roupas e calçados foram colocados à venda por preços simbólicos de R$ 0,50 e R$ 1,00. O dinheiro arrecadado servirá para atividades culturais dos beneficiados pelo projeto. “Os integrantes dos programas Mulheres da Paz e Protejo organizaram a atividade e serão beneficiadas por ela”, descreve o coordenador do Território de Paz/Kephas, Sérgio Arruda. A atividade ainda contou com desfiles de moda e apresentações culturais pelos integrantes dos programas, além de moradores convidados pela própria comunidade, e também um momento de embelezamento e técnicas de maquiagem em parceria com O Boticário. O Território de Paz é um programa da Prefeitura de Novo Hamburgo.
Entre as pessoas que aproveitaram o evento, a costureira de calçados, Sandra Regina Bittencourt, 43, selecionou peças de roupas e até bolsas. “É a primeira vez que eu participo e está bem legal. Há muitas coisas boas e baratas”, afirmou. Mais adiante, entre mesas repletas de calças, blusas e todos os tipos de agasalhos, uma das integrantes do programa Mulheres da Paz, Maria do Carmo Hartmann, 60, fazia a apresentação do brechó para a filha Aline Hartmann, 28, e a amiga Regina dos Santos, 47. “Eu trouxe todas elas e ajudei a divulgar esta ação”, contou orgulhosa. “É sempre legal aproveitar essas atividades e ajudar os projetos sociais ao mesmo tempo”, completou Aline, enquanto vislumbrava suas futuras vestimentas.
Desfiles e ações
Na parte da tarde, a equipe do Território de Paz/Kephas auxiliou os jovens do Protejo e as Mulheres da Paz em um desfile com as roupas do brechó. O prefeito Luis Lauermann prestigiou e elogiou o evento, junto com a primeira-dama Jorgia Seibel. “Estão todos de parabéns. Nossa comunidade mostrou mais uma vez que com solidariedade e união, podemos fazer eventos beneficentes e que desenvolvem a cidadania”, citou.
Na terça-feira, dia 24 de fevereiro, a sede do projeto será palco de mais uma atividade comunitária. Desta vez, cerca de 40 jovens membros do Protejo realizarão apresentações artísticas e esportivas, a partir das 19 horas. O evento é aberto a toda comunidade. “É importante que todos venham prestigiar, isso nos motiva a seguir em frente e ajudar os jovens e mulheres hamburguenses”, destaca Arruda. A equipe de apoio do Território de Paz/Kephas é formada pelo coordenador Sérgio Arruda, pela psicóloga Giovana Guadalupe, pela coordenadora pedagógica Paula Gerhardt, pelas assistentes sociais Caroline Freitas e Juliana Napp e pelo agente comunitário da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), Velci da Silva.