Basquete é Para Todos na Olimpíada Escolar

Publicada em 04/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Estudantes na categoria Basquete Para Todos. - Foto: Marcos Heck

A quadra estava lotada no ginásio da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo durante a tarde do dia 4 de novembro, sexta-feira, para a Olimpíada Escolar Para Todos 2016. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e de Educação (SMED) e, nesta modalidade, conta com as parcerias da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo e LEME. Cerca de 430 alunos, de 12 escolas diferentes, marcaram presença na atividade, competindo em três categorias: Basquete, Basquete Para Todos (sobre rodas) e os Jogos Esportivos Coletivos (JEC).

Na categoria Basquete, os jovens competiram em modalidades Sub 13, Sub 15 e Sub 17, tanto no masculino quanto no feminino. No JEC, a intenção é promover a competição de forma pedagógica, com alunos Sub 11, onde todos saem premiados. Já no Basquete Para Todos, alunos com deficiência tanto física quanto intelectual, têm a oportunidade de desenvolver a prática, respeitando os seus limites e todos saem premiados também.

O diretor de Esporte e Lazer da SMEL, Cezar Ribeiro, destaca que o Basquete Para Todos é muito importante para a socialização de jovens com deficiência. “Os jogos permitem que as crianças tenham uma percepção de que alguém com uma deficiência é algo normal. A convivência diária na escola e a prática de esportes são muito saudáveis”, avaliou. Os benefícios para o desenvolvimento dos estudantes, de acordo com Adilson José Franco, diretor de Esportes da LEME, ficam bastante nítidos após eles se envolverem com a prática de exercícios. “O esporte traz uma visibilidade. Mostra que o mundo não acaba com uma limitação. É visível a mudança após eles começarem a se envolver com o esporte. Muda a visão que eles têm da sua situação e também das pessoas ao seu redor”, contou.

Apesar de não haver comparecimento dos inscritos na categoria Para Todos, os jovens das demais categorias puderam usar as cadeiras de rodas para ter a vivência do esporte adaptado. Cezar contou que essa atividade permite um olhar mais solidário por parte dos jovens em relação aos estudantes com deficiência. “Essa é certamente uma lição de vida, onde na prática eles percebem as possibilidades”.

Olimpíada Escolar Para Todos

Neste ano, a Olimpíada Escolar Para Todos acontece entre os meses de abril e novembro e conta com novas modalidades. Foram incluídas na competição as provas de Tênis, Bicicross, Taekwondo e Bocha Adaptada. Também foram ampliadas as atividades do Para Todos, que são voltadas aos estudantes com deficiência. Ao todo foram inscritas 67 escolas da cidade. Os jogos acontecerão em diferentes espaços da cidade, a partir de parcerias com clubes, entidades e colégios.

Atletismo Para Todos

A próxima modalidade a ser contemplada na Olimpíada Para Todos será o Atletismo. O evento ocorrerá nos dias 8 e 23 de novembro, na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.

Galeria da notícia