Bairro Petrópolis recebe nova Unidade de Saúde da Família

Publicada em 17/12/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Claudino Guareski ficou feliz com a estrutura da unidade de saúde. - Foto: Luis Francisco Caselani
Uma reivindicação de mais de 30 anos da comunidade do bairro Petrópolis foi plenamente atendida na manhã de sábado, dia 15 de dezembro. Nessa data, a Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Com investimento total de R$ 483.469,39, o espaço faz parte do projeto de reestruturação da saúde pública no Município. “Temos agora 19 unidades de saúde em Novo Hamburgo, e queremos inaugurar outras. Estou muito feliz em entregar a cidade inteira, cumprindo com os nossos compromissos assumidos”, destacou o prefeito Tarcísio Zimmermann.

A USF Petrópolis fica na Rua Luxemburgo, 1570, e será gerenciada pelo Hospital Regina. O local está projetado para receber duas equipes de Saúde da Família, cada uma delas composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. Uma das equipes começa a trabalhar imediatamente. A outra tem previsão para iniciar os serviços em fevereiro de 2013. O prédio tem 296,19 metros quadrados, que abrigam quatro consultórios – mais um odontológico –, ambulatório e salas de medicamentos, de educação em saúde, de acolhimento, entre outros espaços. A gerente administrativa do Hospital Regina e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vera Weber, quer corresponder às expectativas depositadas na instituição. “Reconhecemos que muito foi feito nesses quatro anos na questão da saúde. E queremos continuar assim”, destacou Vera.

Presente de Natal

O vice-presidente da Associação de Moradores dos bairros Rincão e Petrópolis, Claudino Guareski, de 64 anos, aprovou a estrutura da nova unidade de saúde. “Já batalhamos por um local assim há três décadas. E ficamos felizes por ter saído algo grande e bem feito”, contou. Guareski relembra ainda o diálogo com a Prefeitura. “É importante esse contato com a comunidade. Eles construíram. Agora nós temos que cuidar”, completou. O presidente da Associação, o aposentado Olmar Romanini, de 80 anos, destacou as melhorias que a região tem recebido. “Foram diversas obras nesses últimos anos, melhorando bairros que eram sempre deixados de lado. E agora tem essa USF, que é um presente de Natal para toda a nossa comunidade”, salientou Romanini.

A USF Petrópolis amplia o atendimento na cidade e oferece infraestrutura adequada para o trabalho dos profissionais e para o conforto da população. Agora, já são 19 unidades de saúde no Município. Outras cinco novas USFs já foram inauguradas (Rondônia, Boa Saúde, Morada dos Eucaliptos, Getúlio Vargas e Mundo Novo). A USF Guarani será inaugurada em breve, substituindo a atual UBS do bairro. Outra unidade está em construção no Kephas e na quinta-feira, dia 13 de dezembro, tiveram início as obras da Vila Kroeff. Estão projetadas ainda unidades para os bairros São Jorge, Roselândia, Liberdade e Santo Afonso (na Vila Palmeira).