Bairro São Jorge recebe Cadastro Único no território nesta segunda

Linha de apoio
A URAS Dom Quixote irá contar com o atendimento das 9h30 às 14h30
Publicado em 26/07/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:35
Em um fundo branco, o texot Cadastro Único em Novo Hamburgo, conhecer para incluir
Crédito
Arte/PMNH

Na segunda-feira, dia 29, uma equipe do Cadastro Único (CadÚnico) estará no bairro São Jorge para mais uma ação descentralizada no território. O atendimento será na Unidade de Referência de Assistência Social (URAS) Dom Quixote (Rua Jaboti, 296) das 9h30 às 14h30, sem interrupção ao meio-dia. Os interessados nos serviços socioassistenciais poderão fazer a sua inscrição ou fornecer informações para atualizar dados, se já constarem no sistema cadastral.



Se faltar documentação, o entrevistador do CadÚnico orienta e encaminha a família ou a pessoa solicitante para tirar os documentos. Por isso, mesmo nesse caso, é importante aproveitar a oportunidade para saber mais sobre como funciona o acesso ao CRAS, que é a porta de entrada da assistência social.



O CadÚnico é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida e é pré-requisito para o Cadastro Social de Interesse Habitacional (CSIH) do Município, entre outros.



Quem pode se inscrever no CadÚnico:

- Famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa

- Famílias que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total



Os documentos necessários para a realização do cadastro são:

- Identidade (RG)

- CPF

- Título de Eleitor

- Carteira de Trabalho de todos os moradores da casa

- Comprovante de renda de todos que trabalham

- Registro de Nascimento de todas as crianças

- Comprovante de matrícula das crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

- Comprovante de residência



Atualize seus dados

Quem já fez o CadÚnico, obrigatoriamente, deve realizar a atualização uma vez ao ano, ou em caso de alguma alteração nos dados dos membros da família, como óbito, renda, nascimento, troca de escola ou mudança de endereço. A atualização é necessária para evitar, inclusive, a perda de recebimento de algum benefício pelo governo federal.