Audiência pública expõe qualificação da saúde

“É muito importante um evento como esse, pois a saúde é um tema debatido mundialmente, em todas as classes. Recentemente vimos isso nas eleições dos Estados Unidos, em que a saúde foi um dos principais temas discutidos”, introduziu Tarcísio. A partir de então, o prefeito colocou ao público uma série de informações ligadas ao setor. Primeiramente, apresentou os principais desafios da Administração. Entre eles, estava a substituição mais de 1,2 mil trabalhadores terceirizados, a missão de assumir a gestão plena da saúde, o equacionamento do financiamento do Hospital Municipal e a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Entre os resultados conquistados, Tarcísio apontou a construção das cinco novas Unidades de Saúde da Família (USFs), a implantação de 21 equipes da ESF e o atendimento prestado em domicílio pelas equipes do SUS em Casa. O prefeito ainda destacou a ampliação dos serviços de urgência 24 horas com a UPA Canudos e a implantação do acolhimento nas unidades de saúde, reduzindo as filas e qualificando o atendimento.
Ainda durante a audiência pública, vereadores, representantes de entidades ligadas à saúde, lideranças comunitárias e demais pessoas se manifestaram na tribuna da Câmara sobre a situação atual do Município, fazendo questionamentos ao prefeito. Tarcísio respondeu todas as questões e ainda esclareceu dúvidas da comunidade. “Nunca negamos os problemas que existem em Novo Hamburgo, mas não podemos negar que avançamos, e muito, na área da saúde. Temos bastante a fazer ainda e precisamos completar o plano de ação que propomos para dar o atendimento pleno e de qualidade que a população necessita”, afirmou o prefeito.
Os avanços:
- Abertura de cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) – Rondônia, Boa Saúde, Getúlio Vargas, Morada dos Eucaliptos e Mundo Novo.
- Construção de outras três USFs (Petrópolis, Guarani e Kephas) e mais cinco projetadas (Vila Palmeira, Vila Kroeff, Liberdade, São Jorge e Roselândia).
- Implantação de 21 equipes de Saúde da Família.
- Abertura da UPA 24 Canudos – Mais de 120 mil atendimentos, sendo 82,5 mil consultas desde a inauguração, em setembro de 2011.
- Conclusão do Anexo 1 do Hospital Municipal, passando a ter 250 leitos, nova emergência e nova UTI adulto.
- SUS em Casa – média de 30 pacientes atendidos mensalmente em internação domiciliar e 5.145 visitas realizadas em 2011.
- Redução da mortalidade infantil (2008/16,42 mil – 2012 /10,60 mil)
- Mais de 347,5 mil consultas realizadas em 2011 na rede municipal, mais do que o exigido pelo Ministério da Saúde.
- Informatização da Saúde.
- Contratação de serviços para agilizar exames, consultas especializadas e cirurgias eletivas.
- Total de 331 médicos em atividade no Município.
Os próximos desafios:
- Humanização do atendimento.
- Melhorias salariais e plano de carreira para servidores da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.
- Manter esforço para contratação de médicos.
- Construção da UPA Centro e das cinco USFs projetadas.
- Construção do Anexo 2 do Hospital Municipal.
- Ampliar oferta de cirurgias eletivas, de consultas e exames especializados.
- Implantar mais equipes de Saúde da Família.
- Pressão por mais recursos via Estado e União para o Hospital Municipal e para as UPAs.