Atividades em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher marcam o fim do mês de novembro e início de dezembro em Novo Hamburgo

Publicada em 23/11/2017 - Atualizada em 17/10/2024

O fim do mês de novembro e o início de dezembro contarão com uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, que ocorre no dia 25 de novembro. As atividades serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Centro de Referência e Atendimento Viva Mulher, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Referência e Atendimento Viva Mulher, Elis Regina, serão 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que têm como propósito manter um calendário anual de atividades de discussão e informação sobre o tema. “Este ano elegemos as escolas e os Centros de Referência em Assistência Social para desenvolvermos atividades como palestras e rodas de conversa, buscando atingir a população dos territórios”, destaca a coordenadora.

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma campanha mundial que acontece anualmente. A campanha tem início no dia 25 de novembro, que simboliza o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se estende até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A atividade do dia 25 de novembro ocorre em meio a realização da 35ª Feira do Livro de Novo Hamburgo. “Durante o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher nós estaremos na Feira do Livro, junto à coordenadoria de políticas para a mulher, oferecendo informação à população sobre os direitos da mulher e sobre a rede de enfrentamento e atendimento à mulher em situação de violência”, comenta Elis. “Precisamos dar visibilidade a esse tema, discutir sobre essa questão com a comunidade. Informar as mulheres sobre os seus direitos, sobre a rede de atendimento existente no município, são formas de mudar esse quadro”, complementa Elis.

Confira a programação:

NOVEMBRO

25/11 I Sábado I Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher - Atividade na Praça 20 de setembro, junto à Feira do Livro

- Público: comunidade

27/11 I Segunda-feira I Atividade na Vara de Violência Doméstica – Foro de Novo Hamburgo – Atendimento e informações sobre o tema da violência doméstica

- Público: Mulheres que estarão no Foro para audiência na Vara de Violência Doméstica

28/11 I Terça-feira I Atividade de Roda de Conversa abordando a questão da violência doméstica e os direitos da mulher

- Público: Grupo de Convivência da CRAS Primavera, das 13 às 14h30 – Praça Céu

29/11 I Quarta-feira I Atividade do Viva Mulher na calçada – Conscientização da população sobre a questão da violência contra a mulher (Estande oferecendo orientações na calçada do CRM)

30/11 I Quinta-feira I Levar informação e discussão sobre o tema da violência contra a mulher na escola.

- Público: Pré-adolescentes de escola (6º e 7º ano) EMEF Franscisco Xavier Kunst

DEZEMBRO

01/12 I Sexta-feira I Atividade de oferta de informações e entrega de material gráfico sobre os direitos da mulher - Parceria em evento na praça: Dia D – Prevenção ao HIV

- Público: Toda comunidade do município, das 09 às 20h

04/12 I Segunda-feira I Atividade na Vara de Violência Doméstica – Foro de Novo Hamburgo – Atendimento e informações sobre o tema da violência doméstica.

- Público: Mulheres que estarão no Foro para audiência na Vara de Violência Doméstica

05/12 I Terça-feira I Atividade de Roda de Conversa abordando a questão da violência doméstica e os direitos da mulher.

- Público: Grupo de Convivência da CRAS Kephas

06/12 I Quarta-feira I Atividade do Viva Mulher na calçada – Conscientização da população sobre a questão da violência contra a mulher (Estande oferecendo orientações na calçada do Centro de Referência da Mulher)

07/12 I Quinta-feira I Levar informação e discussão sobre o tema da violência contra a mulher na escola.

- Público: pré-adolescentes da escola (7º, 8º e 9º ano) da EMEF Bento Gonçalves

08/12 I Sexta-feira I Atividade da Roda de Conversa abordando a questão da violência doméstica e os direitos da mulher.

- Público: professores da EMEI Vila das Flores, às 13h30