Atividade encerra um ano de capacitaçõespara agentes da Guarda Municipal

Publicada em 20/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Agentes da Guarda Municipal receberam capacitação. - Foto: Paulo Barcelos
Agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo participaram nos dias 18 e 19 de novembro do Seminário de Debate à Prevenção e Acesso à Justiça. A ação de qualificação do efetivo da Guarda Municipal marca o encerramento das atividades firmadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), com o Ministério da Justiça (MJ) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O convênio que teve início em dezembro de 2012 tem como foco a Modernização da Instituição Guarda Municipal. O evento aconteceu no auditório do Prédio Multicolor da Universidade Feevale.

O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento do conceito de segurança pública como direito fundamental, além de estimular o fortalecimento de redes sociais e institucionais, bem como sua articulação em torno do tema da segurança pública. O projeto também prevê a elaboração de um documento que contribua para a consolidação de um novo modelo de segurança pública. Para o secretário da SESMUR, Danilo de Oliveira, o projeto agrega conhecimento ao efetivo da Guarda. “Durante as diversas capacitações os guardas receberam orientações dos palestrantes que abordaram os princípios e diretrizes da segurança pública”, aponta.

O Convênio

O Convênio nº 763139/2011, entre o Município de Novo Hamburgo com o Ministério da Justiça buscou atingir algumas metas, dentre elas a aquisição de materiais permanentes e de consumo. Diante disso, foi possível adquirir três veículos automotores, do modelo sedan, e duas motocicletas 300cc, equipadas com rádio de comunicação, sirene e giro flash, além de outros equipamentos.

Por meio do convênio foram elaboradas capacitações para os agentes da Guarda Municipal com carga horária total de 1.800 horas. Foram realizados os seguintes cursos: Capacitação de Oficineiros em ações preventivas, Mediação de Conflitos e Uso da Força, Ética e Cidadania, Saúde ou doença: em qual lado você está?, Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Policiamento e Segurança Comunitária.

O diretor da Guarda Municipal, Everaldo de Souza, destacou que também foram pensadas atividades que envolveram a população. “Ao todo 152 oficinas de prevenção à violência contaram com a participação da comunidade”, ressaltou.