Assinado convênio para criação da Hamburgtech

“Estamos dando passos rumo à modernidade. Queremos projetar Novo Hamburgo como um polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, destacou Tarcísio. O prefeito ressaltou que a Hamburgtech ainda proporcionará uma série de benefícios referentes a outras áreas, entre elas turismo, cultura e urbanismo no bairro Hamburgo Velho. “Teremos empresas tecnológicas e criativas que estimularão o desenvolvimento nessa área”, ressaltou.
Para o secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, a atual Administração Municipal teve coragem para finalmente dar continuidade a um projeto que era pensando há anos. “Tivemos um atraso na implantação de um parque tecnológico aqui em Novo Hamburgo. O prefeito Tarcísio foi determinado em levar essa questão adiante e agora temos isso consolidado. Agora continuaremos a pensar grande, já projetando expandir a Hamburgtech”, declarou.
O presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira, destacou a importância do parque se instalar em Novo Hamburgo. “A cidade concentrará todas as estratégias de uma região. Queremos caminhar rápido em direção ao futuro e o Município tem hoje uma gestão muito empreendedora para que possamos ter sucesso”, disse. Já o reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha, enfatizou o desenvolvimento não só para Novo Hamburgo mas para toda a região. Também participaram do evento secretários municipais e demais lideranças.
Prefeito busca composição polo de pesquisa e desenvolvimento
O prefeito Tarcísio Zimmermann adiantou durante o evento que o Município, junto com a Universidade Feevale, busca a instalação de um polo aberto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Novo Hamburgo. “Estamos visando a modernidade. São diversos investimentos que são feitos na cidade, em diversos setores, que primam por isso”, enfatizou. Esse novo projeto ainda será alvo de futuras reuniões para que seja consolidado futuramente, ampliando ainda mais as oportunidades de ensino e desenvolvimento no Município.
Secretário confirmou novo reforço financeiro
Os investimentos conquistados pela Prefeitura serão investidos na equipagem das futuras instalações da Hamburgtech. Faz parte dos R$ 4 milhões previstos o repasse efetuado pelo governo do Estado à Valetec, de R$ 1,1 milhão, no âmbito do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC), visando a composição do parque tecnológico.
Hamburgtech
A Hamburgtech será um novo polo de incentivo e criação de conhecimento de novas tecnologias e pesquisas. A ideia é de que ela seja instalada já no mês de março, em um prédio que deverá ser alugado no bairro Hamburgo Velho. Ela será um braço de auxílio, e vinculada, à Valetec, que também será a gestora do polo. Pela sua grande importância e representação, Novo Hamburgo concentrará também uma nova base tecnológica.