Assembleia do OP no Rondônia encerra ciclo de participação popular

Publicada em 11/09/2015 - Atualizada em 17/10/2024
O vice-prefeito Roque Serpa abriu a assembleia destacando as obras que o bairro Rondônia já recebeu bem como os investimentos previstos para a região. - Foto: Paulo Barcelos

A última assembleia regional do Orçamento Participativo (OP) de Novo Hamburgo em 2015 mobilizou a comunidade do Bairro Rondônia (Região 3) na noite de quinta-feira, 10 de setembro. Promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), o encontro reuniu moradores na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge Ewaldo Koch, que apresentaram as demandas que receberão investimentos na cidade e na região.

Presente ao evento o vice-prefeito Roque Serpa abriu a assembleia destacando as obras que o bairro Rondônia já recebeu bem como os investimentos previstos para a região. “Além de melhorias em escolas e da construção de uma nova EMEI e de uma unidade de saúde, o bairro está sendo contemplado com a chegada do Centro Especializado em Reabilitação (CER)”, salientou.

O secretário da SGG, Gilnei Andrade, fez um balanço do ciclo do OP em 2015 e das 12 assembleias. “A participação da comunidade na apresentação e escolhas de demandas que receberão investimento municipal marca a participação popular em mais este ciclo do OP. Hoje encerramos as assembleias com a certeza de que estamos trabalhando com a participação da comunidade na escolha do que é prioridade para o Município. O secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Ritter também acompanhou a votação.

Moradores e comunidade escolar mobilizaram integrantes, pais e amigos para apoiarem suas demandas. Nesse sentido, o cabeleireiro Ozeias de Medeiros, 38 anos, foi até a assembleia para ajudar a demanda da EMEF Coronel Guilherme Gaelzer Neto, onde atua como oficineiro no projeto Escola Aberta. “Vim apoiar a demanda da nossa escola que visa a construção de quatro salas de aula. Felizmente nosso empenho deu resultado com a aprovação da demanda”, comenta.

Resultados da Assembleia

Demandas Gerais

1º Lugar – Educação – Aprimoramento das condições de segurança da rede municipal

2º Lugar – Desenvolvimento Social – Adaptação dos espaços da SDS para pessoas com deficiência

3º Lugar – Saúde – Equipamentos para Hospital Municipal e rede de atendimento

Demandas Locais

1º - Educação –  Construção de quatro salas de aula na EMEF Coronel Guilherme Gaelzer Neto

2º – Obras – Reconstrução da sede social do Grêmio Atlético Farroupilha e cercamento

3º - Esportes e Lazer – Construção de academia ao ar livre