Assembleia do OP mobilizou comunidade da Região 5

Publicada em 16/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A abertura do evento contou com uma esquete representando o Programa Catavida - Foto: Paulo Barcelos
As comunidades dos bairros, Ideal, Liberdade, Industrial, Pátria Nova, Ouro Branco e Vila Odete, de Novo Hamburgo, mostraram que quando se busca um objetivo, com mobilização ele pode ser alcançado. Isso porque, a Assembleia do Orçamento Participativo (OP) na Região 5, mobilizou mais de 250 pessoas, na noite do dia 15 de agosto, no auditório da Fenac. O OP é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG). Os participantes puderam apresentar e escolher as principais demandas da Região. A abertura do evento contou com uma esquete representando o Programa Catavida.

Conforme explica o prefeito Luis Lauermann, o OP é um espaço de participação democrática. “Esse mecanismo popular permite que a comunidade possa debater e votar suas prioridades, bem como incluí-las nas ações do governo Municipal”, comentou. O secretário da SGG, Fufa Azevedo, falou sobre uma obra conquistada pela Região 5 através do OP. Ele ressaltou que as melhorias na Praça Alberto Mosmann Filho representaram a reurbanização do espaço público para o lazer das crianças e jovens. O local foi contemplado com a revitalização da quadra poliesportiva, novos brinquedos, como escorregador, balanços, bancos, cavalinhos, gangorra, trepa-trepa, entre outros. Os investimentos foram de R$ 90.662,54.

Acompanhado da esposa e da filha, o operador gráfico Éderson da Silva, 30, compareceu a Assembleia do OP. O objetivo da família foi apoiar uma demanda da escola em que a filha estuda. De acordo com Silva, o momento é importante para que a comunidade exponha suas demandas. “No OP podemos apresentar as necessidades da Região, e decidirmos por voto, qual delas é prioritária”, destacou.

Resultados da Assembleia

Demandas Locais

1º - Educação – Ampliação do prédio da frente da EMEF Nilo Peçanha, 2º piso.

2º - Saúde – Construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Ouro Branco.

3º – Habitação – Regularização Fundiária da Vila Campos da Rua Chavantes até São Leopoldo.

Demandas Gerais

1º – Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal.

2º – Saúde – Instalação de Centro de Imagem (para exames de imagem como ultrassons, raios-X, tomografia, entre outros).

3º – Saneamento e Meio Ambiente – Instalação de Usina de Compostagem.

Última Assembleia

O ciclo 2013 das Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP) está chegando ao fim. A última Assembleia reunirá a comunidade da Região 3, do bairro Rondônia. A reunião acontece na quinta-feira, 22 de agosto, às 19 horas, no Ginásio da Igreja Católica Nossa Senhora das Graças (Rua Carlos Dienstbach, 340).