Última Assembleia do OP leva mais de 330 pessoas

Publicada em 25/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Tarcísio Zimmermann enfatizou investimentos na área da habitação que beneficiará a população da Região 7 - Foto: Ronan Dannenberg
Foi encerrada a série de 12 Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP) 2011 em Novo Hamburgo. O último encontro ocorreu no sábado, dia 23 de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel para 335 credenciados. A atividade contempla a população que reside na Região 7, compreendendo o Loteamento Kephas, o bairro Vila Diehl e a Vila Redentora. Com o fim das assembleias, as demandas locais e gerais escolhidas nestas reuniões serão debatidas nos Fóruns de Delegados, atividades que já começaram e que também formarão o Conselho do OP (COP).

A Assembleia Regional do OP da Região 7 deveria ocorrer no dia 5 de julho. Porém, o intenso frio registrado naquele dia afastou o público e forçou com que a atividade fosse transferida. O acerto nessa escolha foi justificada pela grande mobilização da comunidade durante o encontro na EMEF Eugênio Nelson Ritzel.

O prefeito Tarcísio Zimmermann fez questão de ressaltar o interesse da comunidade e realizou sua tradicional prestação de contas. O chefe do Executivo deu destaque ao setor da habitação. Segundo Tarcísio, já são mais de 300 pessoas recebendo o Bolsa Moradia em Novo Hamburgo após a grande enxurrada que atingiu o Município, principalmente o Kephas. O prefeito apontou a necessidade de se criar novos espaços para moradia e que invasões de terra não serão mais aceitas. “Temos que desocupar esses espaços invadidos para construir novas casas. Uma empresa está interessada em construir um grande conjunto de apartamentos para famílias de baixa renda aqui no Kephas, mas a mesma área está invadida”, exemplificou.

Durante o encontro, os temas mais votados nas demandas gerais foram Desenvolvimento Social (592 pontos), Saúde (466) e Educação (189). As locais tiveram como destaque Melhoria da Infraestrutura (424), Educação (416) e Desenvolvimento Social (252). Também foram eleitos 24 delegados.

Catadores mobilizados durante o encontro

Catadores vinculados ao projeto CataVida, iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), estavam mobilizados para qualificar as ações do projeto, medida colocada como demanda geral, e também para construção de uma nova central de triagem, demanda cadastrada como local. A catadora Lúcia Inês Bernardes dos Santos, de 32 anos, era uma das mais engajadas. “É uma forma de qualificar nosso trabalho e também de aumentar nossa renda, administrando nosso negócio”, declarou.

Resultado da Assembleia Local – demandas mais votadas:

- Demandas Locais

Melhoria da Infraestrutura: Reforma na Associação de Moradores do Kephas

Educação: Troca de todo o telhado e reforma na EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Desenvolvimento Social: Construção do galpão de triagem para os catadores no bairro Kephas

- Demandas Gerais

Desenvolvimento Social: Manutenção e qualificação do programa CataVida, de qualificação e promoção social dos catadores de material reciclável

Saúde: Reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo

Educação: Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal

O resultado completo das assembleias pode ser conferido no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.

Demandas agora são discutidas nos Fóruns de Delegados

Com as Assembleias Regionais encerradas, cabe agora aos delegados discutirem junto com a Administração as demandas votadas. Os Fóruns de Delegados já começaram e, nestes encontros, será formado o Conselho do Orçamento Participativo (COP), com dois conselheiros titulares e outros dois suplentes por região. Três dessas reuniões já foram realizadas, contemplando as regiões 1, 2 e 3 do OP. A grande Assembleia Municipal está marcada para o dia 18 de agosto, às 19 horas, no Centro Municipal de Cultura. Confira os próximos encontros:

26 de julho – Região 4

Local: EMEF Harry Roth (Rua Montevideo, s/nº, bairro Santo Afonso)

27 de julho – Região 5

Local: EMEF Imperatriz Leopoldina (Rua Carlos Germano Bürkle, 508, bairro Ideal)

28 de julho – Região 6

Local: EMEF João Goulart (Rua Finlândia, 507, bairro Petrópolis)

2 de agosto – Região 7

Local: EMEF Eugênio Nelson Ritzel (Rua da Conquista, 411, bairro Vila Diehl)

3 de agosto – Região 8

Local: EMEF São João (Rua Araújo Viana, 74, bairro Guarani)

4 de agosto – Região 9

Local: EMEF Ana Neri (Rua Gomes Portinho, 1158, bairro Jardim Mauá)

9 de agosto – Região 10

Local: EMEF Bento Gonçalves (Rua José Afonso Höher, 519, bairro Lomba Grande)

10 de agosto – Região 11

Local: EMEF Maria Quitéria (Rua Carroussel, 110, bairro Roselândia)

11 de agosto - Região 12

Local: EMEF Prudente de Moraes (Rua Frederico Westphalen, 172, bairro São Jorge)