Arquivo Público recebe visita técnica de comitiva da Feevale

Fundado em 3 de agosto de 2000, o Arquivo Público Municipal de Novo Hamburgo representa a memória documental da cidade e de toda região. Foi em busca de conhecer esta história que uma comitiva da Universidade Feevale visitou o espaço na tarde de quarta-feira, dia 22. Além de compreender as atividades do espaço, o intuito é iniciar uma parceria com a Secretaria de Cultura para a sua manutenção.
A comitiva, formada pelo pró-reitor de Administração, Alexandre Zeni, a pró-reitora de Ensino, Cristina Ennes, a coordenadora da Biblioteca, Patrícia Valerim, a arquivista Sílvia Taiaroz, a coordenadora do curso de História, Márcia Blanco, e a diretora de Assuntos Comunitários e Cultura, Gladis Baptista, foi recepcionada pelo secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, e pela diretora de Cultura, Saraí Schmidt.
Para Gladis, o principal objetivo da comitiva era fazer uma vistoria técnica no Arquivo. “Queremos saber o que há no acervo, o que pode ser encontrado, quais as condições do material e de que forma é feita a sua gestão para que a Feevale possa pensar em propostas para o espaço”, comentou. O pró-reitor de Administração da Universidade reforçou que a instituição tem o intuito de apresentar propostas efetivas. “Queremos ampliar esta parceria. Se for preciso trazer toda a estrutura da Feevale, é o que faremos. Nossa Universidade sempre é parceira das atividades culturais e vindas da comunidade”, afirmou.
Após a reunião, a comitiva conheceu os espaços de armazenamento e higienização do acervo e a sala de pesquisa. O historiador Nelson Bitelo, servidor da SECULT e um dos idealizadores do Arquivo Municipal, apresentou dados sobre o arquivo e sua fundação e as condições do acervo e a estrutura física do espaço. O secretário Ralfe Cardoso explicou que a maior preocupação sobre o Arquivo é com a sua manutenção. “O acervo é rico em histórias, em documentos que contam o nosso passado. Queremos ter condições para zelar por esse patrimônio e, assim, aumentar a procura para pesquisa”, destacou.
Propostas seguem em andamento
Ainda em janeiro deste ano, Ralfe Cardoso e Sarai Schmidt se reuniram com a reitora da Universidade Feevale, Inajara Ramos. Na pauta, a proposta de parcerias entre o poder público e a Universidade em diversos projetos e atividades, entre elas uma parceria na criação de estratégias para manutenção e ampliação dos serviços prestados pelo Arquivo Público Municipal. No mesmo mês foi realizada a primeira visita ao acervo, através da diretora de Assuntos Comunitários e Cultura, Gladis Baptista, que também participou da comitiva. “A visita de hoje (22 de março) tem um objetivo mais técnico, com uma equipe maior, para que já possamos iniciar um projeto para o Arquivo”, explicou Gladis.
O Arquivo
Como parte do Centro Municipal de Cultura, na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 - Centro, 3º andar, o Arquivo Público Municipal é guardião de documentos e registros históricos da cidade. O espaço é composto pela hemeroteca, com coleções dos jornais 5 de Abril, Gazeta de NH, Jornal Hamburguês e Jornal NH, documentos de entidades comunitárias, fotografias, relatórios, livros de registros, biblioteca de apoio e cadernos especiais. Para gerenciar todas as obras, o acervo conta com três professores concursados, com formação em História.
Função social do arquivo público
Engana-se quem pensa que os registros do Arquivo Público são acessados apenas por historiadores ou estudantes. Muitas pessoas usam os registros até mesmo para fins de aposentadoria. Muitas empresas foram consumidas pelo fogo ou outra fatalidade. O registro feito pela imprensa serviu para que os trabalhadores pudessem provar que não há mais documentos válidos e assim requerer a sua aposentadoria.
Quem vem até o Arquivo Público Municipal recebe toda a orientação necessária para buscar o que procura, assim como orientações de manuseio das obras.
Estrutura
O Arquivo Público de Novo Hamburgo possui duas salas sendo uma administrativa e de acervo e outra para pesquisa. Nesta, é possível receber um grupo de até 20 pessoas. Já para grupos maiores, é agendada a sala 31, que fica em frente e comporta até 60 pessoas. Para quem pretende visitar o espaço com grandes grupos, é necessário agendar pelo telefone (51) 3593-2013 ramal 208 ou pelo e-mail arquivo@novohamburgo.rs.gov.br.
Atendimento: de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17horas. (Segunda-feira: somente expediente interno)