Ar e sensibilidade são temas em exposição no Espaço Cultural Albano Hartz

Com o objetivo de retratar os limites de si, do outro, da matéria e do tempo, as performances Ar e Até onde vai a resistência da tua sensibilidade, de Fernanda Bec e Mariana Konrad, estarão no Espaço Cultural Albano Hartz de Novo Hamburgo (Calçadão Oswaldo Cruz, 112), a partir do dia 8, até 17 de março.
Aqueles que quiserem prestigiar as performances ao vivo, devem comparecer na inauguração da exposição, dia 8 de março, a partir das 19 horas, quando as artistas vão gravar seus trabalhos, que a partir do dia 9, serão exibidos diariamente no Espaço Cultural. Como ferramentas de trabalho, as artistas utilizam balões de ar. Enquanto Fernanda Bec enche cerca de 500 balões durante sua performance, retratando o tema ar, Mariana Konrad rolará sobre balões com tintas, até que eles estourem, criando uma estampa em um lençol branco. Mariana retrata o tempo e o peso de demora para estourar cada um dos balões. As ações que parecem se desenrolar na linha tênue entre o conforto e o incômodo, a força e a fraqueza, entre o eu e o você, instigam e simbolizam sensações cotidianas do "estar vivo".
As artistas
Fernanda Bec é formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em sua produção artística, Fernanda trabalha principalmente com fotografia, pintura e performance (esta última, desde maio de 2008, fazendo parte da formação do grupo N.A.I.P.E - Núcleo de arte, intervenção e performance). Atualmente o principal foco de suas pesquisas é a efemeridade do cotidiano, o banal, o tempo fugaz.
Mariana Konrad é formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. A partir de suas experiências e investigações em dança contemporânea, desenvolve trabalhos em performance e vídeoperformance, trazendo questões do corpo. Acompanha o grupo N.A.I.P.E (Núcleo de arte intervenção e performance) desde de sua criação, investigando os processos artísticos e realizando ações no espaço público e privado.