Aprovado o Regimento Interno do Orçamento Participativo

Publicada em 25/02/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito destacou a participação dos delegados na destinação dos investimentos - Foto: Ronan Dannenberg
Após uma série de reuniões, foi aprovado ontem o Regimento Interno que conduzirá o Orçamento Participativo (OP) de Novo Hamburgo em 2011. A definição referente ao texto do documento ocorreu em assembleia realizada no Centro Municipal de Cultura na noite de quinta-feira, dia 24 de fevereiro, com a participação dos delegados regionais. A Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), agora se volta para as reuniões preparatórias do OP, abertas a toda a comunidade. Esses encontros começam no dia 15 de março e se estendem até junho.

O documento contará com algumas alterações em relação ao que foi proposto inicialmente pelo Conselho do OP. Entre as mais significativas, está o aumento das regiões. Inicialmente, se previa a ampliação de dez para 11 áreas para divisão dos investimentos. Contudo, os delegados votaram por aumentar ainda mais os domínios, passando para 12. Com isso, o Roselândia fica em uma região separada e os bairros São José e São Jorge, que integrariam a zona referente ao Kephas, permanecerão em outro grupo. O texto deverá ser publicado nos próximos dias no site da Prefeitura, junto com o calendário dos próximos encontros abertos à população.

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou que busca cada vez mais inserir a comunidade na decisão dos investimentos que serão feitos no Município. “É muito importante o empenho dos delegados para que cada vez mais possamos dar respostas para a população. Queremos que a sociedade tenha mais comando na Administração”, apontou.

Durante a assembleia, representantes da Prefeitura fizeram a leitura do Regimento Interno proposto inicialmente pela Prefeitura, enquanto os delegados apontavam os pontos do documento que necessitavam ser discutidos. Conforme o titular da SGG, Egon Kirchheim, o texto vale por um ano. “Em 2012, os delegados e a Administração voltam a se reunir para avaliar se é necessário fazer novas alterações no Regimento Interno”, explicou.

Tarcísio ressaltou grande

volume de obras no Município

Durante a assembleia do OP, o prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou o alto número de obras que são feitas em Novo Hamburgo, com 55 construções e intervenções de grande porte. “Desde o início de nossa Administração, são duas obras por mês, sem contar as demais ações, como reformas e manutenções”, salientou.

O prefeito citou diversos investimentos que já foram e estão sendo feitos no Município, como o PAC Manejo de Águas Pluviais, a construção de novas unidades de saúde e de escolas, além futuros projetos, como os ligados à habitação. O chefe do Executivo ainda enfatizou o empenho das equipes da Prefeitura em resolver problemas provocados pelas chuvas dos últimos dias, principalmente os alagamentos em diversos bairros e os estragos registrados em Lomba Grande.