Apresentados os resultados do Pacto pela Aprendizagem

Publicada em 11/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Alunos do Atelier Livre mostraram o que aprenderam nas aulas de voz e violão - Foto: Mônica Bortolotti
Criar um ambiente de solidariedade e compromisso de todos com o ensino e a aprendizagem, reconhecendo as diferenças nos tempos e ritmos dos alunos é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem: Todos Temos o Direito de Aprender, lançado em abril de 2011 pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Depois de um ano, para apresentar à comunidade os dados do projeto, foi realizado um bate-papo com escolas participantes, pais e alunos. A atividade aconteceu na terça-feira, dia 10 abril, na Praça do Imigrante, fazendo parte das atrações da programação de 85 anos de Novo Hamburgo.

Durante o evento, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou o comprometimento de Novo Hamburgo com a educação. “As pessoas têm o direito de aprender e por isso estamos recuperando o passado, tanto com este projeto que já rendeu ótimos resultados, assim como a construção de novas escolas no Município. Queremos que as crianças entrem na educação infantil e não parem mais de estudar”, relatou Tarcísio.

Taxa de reprovação escolar foi reduzida

Reduzir a taxa de reprovação de 10,71% em 2009 para 4,57% em 2011 significa que as ações da Prefeitura estão dando certo. É o que comprova a mãe de um dos alunos da EMEF Bento Gonçalves Carla Rosani da Silva. “Além de ver o progresso do meu filho na sala de aula, consigo conviver com pais mais contentes com a evolução dos filhos na sala de aula. E a Escola Bento Gonçalves não se preocupa só com o aprendizado de seus alunos, mas sim se ele tem fome, está bem de saúde e a relação com os pais. Com certeza ter meu filho em uma escola inclusiva vai mudar a vida dele”, destacou.

De uma maneira descontraída, o bate-papo, que foi conduzido pela jornalista Bruna Provenzano, contou com depoimentos de alunos beneficiados pelo Pacto pela Aprendizagem. Uma delas foi Lauana Vitoria Schwinn, da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, que contou o que o projeto mudou na sua aprendizagem. “Eu melhorei muito, tinha muitas dificuldades e aprontava muito na escola”, contou a aluna de 13 anos, que atualmente está no 5° ano. Para o secretário da SMED, Alberto Carabajal, a diminuição na reprovação mostra o quanto os alunos se sentem mais inclusos e vitoriosos. “Todos temos o direito de aprender, basta que alguém nos ensine”, afirmou o secretário durante a mostra dos resultados.

O Pacto

O Pacto pela Aprendizagem propõe a elaboração de um diagnóstico individualizado de cada aluno para que possa ser avaliada qual é a dificuldade enfrentada pelo estudante. Além dos obstáculos em nível pedagógico, as questões ligadas à saúde e à vulnerabilidade social são observadas com o auxílio das equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e da Saúde (SMS).