Alunos do projeto de Formação Laboral apresentam trabalhos sobre empreendedorismo

O mercado de trabalho não necessita apenas de mão de obra qualificada. É preciso, também, investir na formação de novos empreendedores, pessoas que sejam capazes de pensar alternativas para a geração de emprego e renda. Visando ampliar as opções oferecidas aos alunos, o Curso de Formação Laboral promoveu uma imersão no mundo do empreendedorismo, capacitando-os na elaboração de projetos e na análise de viabilidade da sua aplicação.
Nos dias 13 e 14 de janeiro, os alunos apresentaram as suas ideias a uma banca avaliadora e puderam vivenciar a experiência de um empreendedor que busca tirar do papel a sua ideia. As atuais turmas da capacitação, oferecida pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) e executada Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), expuseram propostas nas áreas do comércio, dos serviços e do terceiro setor.
Para a elaboração dos projetos, foi necessário levar em consideração questões como capacidade de geração de renda e impacto social, trabalhando de forma alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as ideias apresentadas estão a de uma ONG, uma barbearia, um brechó, um perfil de Instagram que auxilia na doação e na adoção de animais, uma confecção de camisetas e uma campanha de arrecadação e doação de cestas básicas – esta última, visando ampliar o escopo de uma ação já desenvolvida pela Asbem.
Recurso extra durante a pandemia
A atual edição do curso de Formação Laboral é focada na capacitação na área de Comércio e Serviços. Iniciada em agosto de 2020, possui uma característica que a diferencia das anteriores. Em tempos de pandemia, a bolsa oferecida pelas empresas através do Programa Jovem Aprendiz representou um diferencial na renda das famílias beneficiadas pelo projeto. A jovem Maria Carolina Conceição, 20 anos, é um exemplo do quão importante esse recurso foi ao longo dos últimos meses, período em que muitos lares tiveram os seus recursos diminuídos de forma significativa. “Tive como comprar coisas que eu precisava, mas foi possível, também, ajudar em casa com o recurso que eu recebo através do projeto”, relatou.
Capacitação e prevenção à violência
Os cursos de Formação Laboral oferecidos pela Secretaria da Segurança de Novo Hamburgo (SEG) representam uma das mais bem-sucedidas ações do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), iniciativa da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH). Ação tem o objetivo de capacitar jovens para o mundo do trabalho, através da oferta de qualificação profissional. Trata-se de uma iniciativa de prevenção à violência que ajuda a perceber novas oportunidades e a ampliar os horizontes com relação a uma possível área de formação.
Ao todo, 536 jovens já participaram de capacitações em estética, tecnologia de espetáculos, culinária, garçom, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na plataforma Android, padaria e confeitaria. Atualmente, a Formação Laboral está inserida no escopo do Programa Jovem Aprendiz, projeto do governo federal para incentivar os contratantes a desenvolverem nas suas respectivas empresas programas de aprendizagem para jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos. Para participar, o interessado deve estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e se inscrever no processo seletivo, que fica a cargo das empresas parceiras do programa.