Alunos da Escola João Baptista Jaeger produzem curta sobre inclusão

Alunos da Escola João Baptista Jaeger produzem curta sobre inclusão

Publicado em 24/01/2019 - Editado em 26/01/2019
Atividade fez parte do componente Prevenção à Violência, da Prefeitura hamburguense
Crédito
Divulgação

Estudantes da Escola Municipal João Baptista Jaeger, de Novo Hamburgo, usaram toda a sua criatividade para produzir um vídeo intitulado “A diferença é o que nos torna únicos”. Com a orientação da equipe do Projeto de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Paeja), que pertence ao componente de Prevenção a Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), em execução pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), os jovens participaram da Mostra de Curta Inclusão e Diversidade realizada no final do ano passado.

Com a proposta de unir os alunos e fazer uma reflexão sobre a inclusão e diversidade dentro do ambiente escolar, o vídeo de quatro minutos e 24 segundos apresenta a integração de seus estudantes nas atividades voltadas à inclusão e o orgulho de estar envolvido em um projeto que é um exemplo de cidadania. Proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), o curta incluiu crianças, adolescentes e os adultos, desde a captação de imagens à realização de entrevistas.

Conforme a educadora do Paeja e roteirista Francini Valgas de Souza, na escola foram trabalhadas as percepções em relação às diferenças e a importância delas para a constituição do sujeito. Já a estagiária e responsável pela direção do filme, Michelle Brito, conta que foram criadas ferramentas de expressão para expor as diferenças existentes nos três turnos da instituição. “O intuito foi a captura do olhar dos educandos sobre as diferenças e seus impactos nas relações escolares.”

O vídeo “A diferença é o que nos torna únicos” e os demais curtas produzidos para a Mostra de Curta Inclusão e Diversidade podem ser conferidos no link (clique aqui).