Alunos do CataVida conhecem novo espaço de trabalho

Publicada em 16/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A catadora Eliane Ferreira e a filha Brenda pintam o local que servirá de trabalho para os catadores. - Foto: Renata Arteiro
Uma grande conquista. É dessa forma que os alunos da segunda turma do curso de capacitação do Projeto CataVida, desenvolvido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), veem a criação da Central de Catadores Unidade Centro. Por isso, durante os dias que antecederam a inauguração do local, os 120 formandos do CataVida conheceram e decoraram o prédio que vai servir como espaço de trabalho de muitos catadores.

“Essa atividade foi feita para que eles conheçam e comecem a sentir o espaço como um local feito para eles”, afirmou a Coordenadora Pedagógica do projeto, Maria Suziane Gutbier. Durante as tardes, as turmas de alunos pintaram as suas mãos nas paredes do local, o que para o aluno Arlindo da Silveira, de 65 anos, tem um significado especial. “Para mim, a mão na parede é uma maneira de mostrar que a gente tem garra e força de vontade, porque procuramos um curso para ajudar a gente a trabalhar melhor”, declarou. Além de estar feliz com o novo local de trabalho, a catadora Eliane Ferreira, de 36 anos, e a filha Brenda, de 6, que acompanhou todas as atividades do projeto, tem outros motivos para sorrir. “Fazer um curso, me formar, estudar e conseguir melhorar o meu trabalho é maravilhoso. E esses cursos existirem é um reconhecimento da nossa profissão”, contou.

Formatura e inauguração ocorrem no sábado

A data tão esperada pelos catadores em processo de formação já está agendada. No sábado, dia 18 de junho, às 9 horas, na Central de Catadores Unidade Centro (Rua Visconde de Taunay, 441, bairro Rio Branco), ocorre a formatura da segunda turma de catadores do projeto CataVida. Além disso, nesse mesmo dia, ocorrerá também a inauguração da Central e será lançada uma campanha de conscientização sobre a separação do lixo. “Será um dia para a história dos catadores de Novo Hamburgo. A campanha será muito importante porque se cada um separar o lixo na sua casa, facilita muito o trabalho deles nas centrais de trabalho”, explica a Gerente de Renda da SDS, Vera Rambo.