Agentes do curso de prevenção à violência contra a mulher realizam 2° encontro

Publicada em 05/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A teóloga Lídia Kistemacher falou sobre questões de gênero e autonomia da mulher na sociedade. - Foto: Luan Iglesias
Cerca de 60 pessoas participaram na quarta-feira, 5 de outubro, do segundo encontro do curso de Prevenção à Violência Contra a Mulher, que ocorreu no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos). O evento, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), busca capacitar servidores públicos, como policiais militares, bombeiros, assistentes sociais e psicólogos, na abordagem à pessoa vítima de violência doméstica.

Durante o encontro, os participantes puderam acompanhar a palestra da teóloga Lídia Kistemacher, que falou sobre questões de gênero e defendeu a autonomia do público feminino em um novo contexto social, e também da socióloga Valquíria dos Santos, que se focou em assuntos da área da saúde. De acordo com a coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, a dinâmica do curso proporciona conhecimentos específicos, principalmente em como proceder em casos de violência contra a mulher, durante uma primeira abordagem. “Os agentes são capacitados por meio de seminários e palestras, o que permite maior troca de ideias e um aprendizado constante”, define Fátima.

Para a auxiliar administrativa, Luana Silva, de 23 anos, o curso possibilita a abertura de novas portas para a atuação ativa da mulher no campo social. “Isso que estamos vivendo reforça a qualidade do trabalho de assistência aos direitos da mulher”, defende.

Encontros seguem ocorrendo

Ao todo, dos quatros encontros previstos para a segunda etapa do Curso de Capacitação de Agentes de Prevenção à Violência Contra a Mulher, dois já foram realizados. Os próximos seminários ocorrerão nos dias 10 e 19 de outubro, às 13h30, também no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Ao final do curso será emitido um certificado de participação a quem tiver, no mínimo, 75% de presença. Em 2010, durante a 1ª etapa, o curso formou cerca de 100 agentes, que servem no Município e na Região do Vale dos Sinos. Para este ano, a pretensão é que ao menos 80 novos agentes estejam em atuação.