Administração municipal marca presença em sessão plenária comunitária em Lomba Grande

Encontro reuniu moradores do bairro rural na Comunidade Católica São José
Publicado em 05/11/2018 - Editado em 06/11/2018
Secretários ouviram a comunidade do bairro rural de Lomba Grande
Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Secretários municipais e representantes da administração participaram da sessão plenária comunitária realizada na quinta-feira, 1, em Lomba Grande. Moradores do bairro rural ocuparam a Comunidade Católica São José para falar de suas necessidades e ouvir a Prefeitura. Inicialmente, representantes dos moradores apresentaram suas demandas que se voltam principalmente à manutenção de estradas, segurança, ao atendimento na saúde e à área da educação.

O secretário de Saúde, Naasom Luciano, falou das ações sugeridas para o local, como a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) durante 24 horas. Naasom afirmou que a administração municipal está aberta a analisar a questão. A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira, esclareceu dúvidas sobre o conceito de Plano Diretor e também sobre os critérios que determinam o que é Imposto Territorial Rural (ITR) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

As questões relacionadas à segurança no bairro rural foram pontuadas pela reivindicação de um posto da Guarda Municipal (GM) e da intensificação do patrulhamento. O secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, falou dos planos para a abertura do posto da GM assim que o prédio da Diretoria de Desenvolvimento Rural estiver pronto. Quanto à intensificação do trabalho da Brigada Militar, o secretário vai buscar estreitar ainda mais as negociações junto ao Estado, responsável por esta área.

Preocupados com o transporte escolar das crianças que frequentam as escolas municipais do bairro rural, pais receberam a boa notícia de que, em breve, não somente haverá mais veículos, como em cada um deles os alunos serão acompanhados por monitores, garantindo a segurança dos pequenos, como informou a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli.

No que se refere à manutenção das estradas, especialmente as de chão batido, o chefe de Gabinete, Raizer Ferreira, falou sobre o constante empenho da administração em sanar problemas que se agravam especialmente quando ocorrem fortes chuvas, já que se trata de uma área rural. Também se colocou à disposição para conversar individualmente com moradores que falaram de questões peculiares de regiões em que vivem. “É muito bom ver uma comunidade mobilizada, preocupada em resolver seus problemas, apresentar questionamentos e ouvir propostas”, disse Ferreira.

Os parlamentares fizeram suas considerações com base nas observações dos moradores de Lomba Grande.