Administração municipal marca presença em sessão plenária comunitária em Lomba Grande

Administração municipal marca presença em sessão plenária comunitária em Lomba Grande

Linha de apoio
Encontro reuniu moradores do bairro rural na Comunidade Católica São José
Publicado em 05/11/2018 - Editado em 06/11/2018
Secretários ouviram a comunidade do bairro rural de Lomba Grande
Crédito
Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Secretários municipais e representantes da administração participaram da sessão plenária comunitária realizada na quinta-feira, 1, em Lomba Grande. Moradores do bairro rural ocuparam a Comunidade Católica São José para falar de suas necessidades e ouvir a Prefeitura. Inicialmente, representantes dos moradores apresentaram suas demandas que se voltam principalmente à manutenção de estradas, segurança, ao atendimento na saúde e à área da educação.

O secretário de Saúde, Naasom Luciano, falou das ações sugeridas para o local, como a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) durante 24 horas. Naasom afirmou que a administração municipal está aberta a analisar a questão. A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira, esclareceu dúvidas sobre o conceito de Plano Diretor e também sobre os critérios que determinam o que é Imposto Territorial Rural (ITR) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

As questões relacionadas à segurança no bairro rural foram pontuadas pela reivindicação de um posto da Guarda Municipal (GM) e da intensificação do patrulhamento. O secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, falou dos planos para a abertura do posto da GM assim que o prédio da Diretoria de Desenvolvimento Rural estiver pronto. Quanto à intensificação do trabalho da Brigada Militar, o secretário vai buscar estreitar ainda mais as negociações junto ao Estado, responsável por esta área.

Preocupados com o transporte escolar das crianças que frequentam as escolas municipais do bairro rural, pais receberam a boa notícia de que, em breve, não somente haverá mais veículos, como em cada um deles os alunos serão acompanhados por monitores, garantindo a segurança dos pequenos, como informou a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli.

No que se refere à manutenção das estradas, especialmente as de chão batido, o chefe de Gabinete, Raizer Ferreira, falou sobre o constante empenho da administração em sanar problemas que se agravam especialmente quando ocorrem fortes chuvas, já que se trata de uma área rural. Também se colocou à disposição para conversar individualmente com moradores que falaram de questões peculiares de regiões em que vivem. “É muito bom ver uma comunidade mobilizada, preocupada em resolver seus problemas, apresentar questionamentos e ouvir propostas”, disse Ferreira.

Os parlamentares fizeram suas considerações com base nas observações dos moradores de Lomba Grande.