Acolhimento busca acabar com filas nas USFs

O acolhimento consiste em fazer com as pessoas que cheguem nas USFs sejam atendidas pelas Equipes de Saúde da Família. “Dessa forma, se verifica qual a demanda de cada usuário e, se for necessário, o paciente é encaminhado para consulta médica. Não precisa chegar de madrugada para pegar ficha”, afirma Tarcísio. Hoje, cerca de 80 mil pessoas são atendidas pelas USFs, metade da população do SUS de Novo Hamburgo.
A comunidade está conhecendo gradativamente o sistema, com a coordenação da cada unidade prestando informações de como funciona o acolhimento, principalmente por meio dos agentes comunitários de saúde. E a resposta tem sido positiva. A recicladora Maria Iraci Dunquer Rodrigues, de 56 anos, relata que já teve de ficar diversas vezes de madrugada na porta da USF Kephas na tentativa de conseguir uma ficha para consulta. “Agora não precisa mais. Chego à unidade, as equipes me recebem e saio com minha demanda encaminhada. Não tem motivos para madrugar na fila”, conta ela.
O acolhimento é uma das ações que envolvem o trabalho da Saúde da Família. Além dessa modalidade, os profissionais ainda trabalham com grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes, além de turmas de convivência. Hoje, são 21 equipes de Saúde da Família, duas delas em fase de implantação, todas espalhadas nas nove USFs. A medida, por enquanto, não se estende às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que operam em outro sistema de atendimento.
Como funciona o acolhimento:
1. De segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, a pessoa pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USFs) de sua região. Cada USF atende a população da sua área.
2. Não precisa chegar antes para pegar fichas.
3. Na unidade, o usuário será acolhido pela Equipe de Saúde da Família. Nesta etapa, os enfermeiros e técnicos de enfermagem avaliam a pessoa. É preenchido um questionário, perguntado os motivos que o levaram até a unidade e também verificado temperatura e pressão.
4. Nem todos que passam pelo acolhimento precisam de consulta com o médico. Tudo é avaliado em diálogo entre os profissionais.
5. As pessoas que precisam de consulta imediata são atendidas no dia. O que não for urgente ficará agendado para outra data. De qualquer forma, o paciente sai da unidade atendido e com sua demanda encaminhada.
6. Se o caso for mais grave, o paciente pode ser encaminhado para os serviços de urgência e emergência do Município (UPA, PA e Hospital Municipal).
7. Em todas as USFs, não há atendimento externo nas quartas-feiras, das 13h às 17h, devido às reuniões de equipe.
As USFs:
- USF Boa Saúde - Avenida Floresta, 600 - Telefone: 3556-1649
- USF Iguaçu - Rua dos Professores, 110 - Telefone: 3524-7856
- USF Roselândia - Rua Aquarius, 133 - Telefone: 3594-5774
- USF Kephas - Rua: Bernardo Ludwig, 196 - Telefone: 3583-1401
- USF Lomba Grande - Rua Victor Thiesen, 125 - Telefone: 3596-1543
- USF Rondônia - Rua Bahia, 450 - Telefone: 3582-9916
- USF Getúlio Vargas - Rua Bruno Werner Storck, 147 - Telefone: 3525-0680
- USF Morada dos Eucaliptos - Rua Octavio Oscar Bender, 1000 - Telefone: 3524-7341
- USF Mundo Novo - João Nunes da Silva, 33 - Telefone: 3580-1673