Ações marcam o “Dia D de Alimentação Saudável”

A conscientização da importância da alimentação saudável por meio do teatro. Esta foi uma das atividades que marcou o “Dia D de Alimentação Saudável” em Novo Hamburgo. Alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Harry Roth, no bairro Santo Afonso, acompanharam na segunda-feira,16, a peça teatral “Abra a boca e feche os olhos”, encenada pelo Teatro Luz e Cena. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, Secretaria de Educação e Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo
Praça também foi palco de ação pela alimentação saudável
Também na segunda-feira foi realizada na Praça Punta Del Este, no Centro, uma exposição de produtos e alimentos saudáveis, comidas para a degustação, informações a respeito dos alimentos e atividades lúdicas. A atividade promoveu uma discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional, trazendo uma reflexão sobre a garantia de condições de acesso a alimentos básicos de qualidade.
“Estas ações são muito importantes para termos um hábito de alimentação saudável, o que ingerimos é o que nós somos. Esquecemos no dia a dia em termos esta alimentação, outros fatores nos fazem ingerimos alimentos nada saudáveis. Este trabalho de conscientização é realizado dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Referência de Assistência Social (URAS), e a tendência é de expandirmos para as escolas municipais”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota.
A ação foi organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social. A ideia sobre o tema foi proposta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, no Dia Mundial de Alimentação Saudável, visando investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.
“Fazemos esta ação no Dia Mundial de Alimentação Saudável a fim de conscientizarmos as pessoas a preferirem a uma alimentação adequada, a procurarem no dia a dia, nos restaurantes, mercados, também buscando políticas públicas que possam garantir este acesso à população. A educação alimentar das escolas é muito importante, fornecendo alimentos orgânicos, produzidos na região, aproveitando nossa imensa área rural, assim prevenindo a saúde das crianças, jovens e adultos”, frisou Monika Maier, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Novo Hamburgo (COMSEA).