34ª Feira do Livro inicia em Novo Hamburgo
Iniciou na terça-feira, 25 de outubro, a 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. A solenidade de abertura aconteceu no Palco Mostratec no fim da tarde. Participaram da cerimônia o vice-prefeito, Roque Serpa, o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, a diretora administrativa da secretaria de Educação, Dirlene Cunha, o diretor-presidente da Fenac, Roque Werlang, e a Patrona do evento, Milene Barazzetti. “A educação e a cultura são prioridades no Município, precisamos sempre estimular a leitura”, destacou Serpa. “Espero que todos tenham bons momentos aqui dentro”, desejou. “A partir dos livros, da leitura, podemos mudar o mundo”, concordou Milene. O momento foi seguido de uma apresentação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH).
Este ano, a Feira do Livro acontecerá de 25 a 28 de outubro, das 12 às 22 horas, e dia 29 de outubro, das 13 às 17 horas, com a final do Festival Nossa Música a partir das 18h30. O evento será nos Pavilhões da FENAC (Rua Araxá, 505), junto à 31ª Mostratec – Feira de Ciência e Tecnologia promovida pela Fundação Liberato, com entrada e estacionamento gratuitos. A Patrona desta edição é a escritora e contadora de histórias Milene Barazzetti e o Mestre de Cerimônias é o Palhaço Faria, do Circo de Bolso.
Era uma vez
No primeiro dia de Feira, não faltou diversão para a criançada. As duas atividades que abriram a tarde de terça-feira eram destinadas ao público infantil. Uma delas foi um bate-papo com a arte-educadora portuguesa Margarida Botelho. Margarida escreve e ilustra livros para a infância, e em sua apresentação conversou com os pequenos sobre suas obras, contando um pouco das narrativas, das personagens e das tradições que inspiraram os contos. A artista que veio ao Brasil para uma série de eventos, fechou a visita em Novo Hamburgo. “Estou fechando muito bem minha passagem por aqui, com esse contato com as crianças”, afirmou. “A melhor maneira de celebrar a literatura é quando estamos com os leitores”, destacou Margarida. “Esse encontro entre autor e leitor tornam os livros mais humanos”, completou.
Outra atividade da primeira tarde da Feira foi a sessão de Contação de Histórias com Bárbara Camargo. Bárbara é contadora de histórias há 25 anos, e participa de Feiras do Livro há 20 anos. Esta é a primeira vez que participa do evento em Novo Hamburgo, e na ocasião, encantou alunos da rede municipal de educação infantil narrando o conto “A Princesa que não queria aprender”, da escritora Heloisa Prieto. “Ganhar a atenção das crianças é um desafio. É preciso ganhá-las pelo poder da palavra”, destacou Bárbara. “Durante a contação há uma troca de energias, eu dou toda a minha para os pequenos, e, com participação e carinho, eles me devolvem a energia renovada”, contou.
Uma das crianças que prestigiou a apresentação da contadora Bárbara foi Isabelli Veloso dos Santos, que esteve no lançamento da Feira com a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Ipê Amarelo, do bairro Roselândia. Junto aos coleguinhas, Isabelli se divertiu com a história e com as músicas da contação e aproveitou a infraestrutura do evento. “Achei muito divertido”, contou.