29ª Feira do Livro é atração na Praça 20 de Setembro

Publicada em 10/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O mascote da 29ª feira do livro, Rodolfo, o pirata que também é garçom. - Foto: Júlia Bondan
Na sexta-feira, 7 de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT), realizou a abertura oficial da 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. A principal atração da noite foi um bate-papo com o rapper e escritor MV Bill, autor de “Falcão: Meninos do Tráfico”. Este ano, o tema da feira é “O sabor da Leitura”, fazendo uma referência entre os temas da gastronomia e leitura. Por isso, o personagem do evento é um garçom. Conhecido como Rodolfo, ele abriu a feira falando sobre os sabores da leitura e convidou todos para participarem da programação, lembrando que todos os dias serão servidos livros “fresquinhos” saindo do forno especialmente exposto na Praça 20 de Setembro, no Centro da cidade.

O prefeito Tarcísio Zimmermann também esteve presente na abertura, e mencionou o esforço da Administração para deixar a feira bonita e atrativa. “Nós deixamos a casa mais bonita, quando como recebemos a visita de gente importante. A comunidade hamburguense é importante”, disse. A secretária de Cultura, Anita de Oliveira, ressaltou o valor que a Prefeitura está dando para os eventos culturais. “Daqui pra frente as feiras serão cada vez melhores”.

Antes do início do bate-papo com MV Bill, o patrono da Feira, Arno Kayser, agradeceu todo o apoio que recebeu, tanto da Prefeitura como da família. “Quem abre um livro, abre a mente. Eu, como patrono, declaro a feira aberta”, sentenciou. Após a cerimônia de abertura, o jornalista Rodrigo Teixeira apresentou Alex Pereira Barbosa, mais conhecido como MV Bill. O escritor e rapper falou sobre direitos sociais, preconceito e música. Após a participação do escritor, a secretária Anita entregou o livro “Novo Hamburgo: a cidade se revela” em agradecimento à MV Bill. Amilcar Torres, estudante de artes, acompanhou toda a abertura. Perguntado sobre o que achou do bate-papo, sua resposta foi entusiasmada. “Deu vontade de comprar o livro do MV Bill. Vou vir durante a semana com a família e comprar alguns livros. Estou ansioso para o bate-papo com Arnaldo Antunes, que acontece no sábado, dia 15”, lembrou.

Atrações por toda a Praça

O sábado, dia 8, foi o dia da família na Feira do Livro. Além das bancas, onde a literatura para todos os públicos se faz presente, ainda aconteceu durante a manhã a exibição do filme “Antes que o mundo acabe”, e a apresentação do quinteto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. A tarde foi marcada pelas apresentações musicais, com o grupo de hip hop “Paralelo” e a banda de rock “Bem Capaz”.

O domingo, dia 9, também foi de grande movimento com a programação gaudéria durante a manhã. A mateada, que começou às 9 horas, trouxe água quente e erva mate à vontade para os presentes. Paixão Cortes e Marciano Schmitz realizaram um bate-papo para um grande público, seguidos da apresentação de Renato Borghetti.

Nos próximos dias de Feira acontecem outros grandes eventos. Bate-papos com Marô Barbieri, Fabrício Carpinejar, show com os Buquezeiros, peças teatrais “Salada Mista” e “A Arca de Noé”, o espetáculo teatral “A Borboleta que Queria Morrer”, bate-papo com Thedy Corrêa, atividade com Alex Riegel, bate-papo com os escritores Simone Sauressig, Henrique Schneider e com o patrono Arno Kayser.

As atividades da 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo acontecem das 8h30 às 20h e são todas gratuitas. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.