1° Aldeia Sesc Novo Hamburgo movimenta a cidade e reúne 9 mil pessoas

Opções culturais acessíveis. Foi com essa proposta que Novo Hamburgo recebeu a 1ª edição do Aldeia Sesc no município. O evento reuniu cerca de 9 mil pessoas e ofereceu mais de 20 atrações gratuitas, que movimentou a comunidade durante quatro dias (27 a 30 de setembro). A Praça 20 de Setembro contou com diversas atividades entre apresentações de música, como o show do premiado músico Vitor Ramil; teatro, como o espetáculo “As Mulheres do Aluá”, de Rondônia, que faz parte do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc; além de sessões de cinema, oficinas e até uma feira temática. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura.
Para a gerente do Sesc Novo Hamburgo, Miriam Maciel da Rosa Plentz, a primeira edição do Aldeia Sesc alcançou a expectativa. “O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, nasceu com o propósito de oportunizar à comunidade uma programação cultural intensa e diversificada, contemplando as diferentes linguagens e manifestações artísticas. E, nestes quatro dias, constatamos que a comunidade efetivamente abraçou o evento, ocupando o espaço da Praça 20 de Setembro e seu entorno, incluindo a rua em frente ao Centro de Cultura, que abrigou o palco principal do Aldeia. Foi gratificante constatarmos a integração entre a comunidade e o meio artístico. É um evento que veio para ficar e já está no calendário de ações do Sesc para 2019”, comemora Miriam.
Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, a grande participação da comunidade foi uma das maiores qualidades do evento. "O evento proporcionou momentos de carinho e alegria para todos que participaram das atividades. Isso é reflexo do quanto bons projetos podem ser proporcionados quando há dedicação e oportunas parcerias, como a realizada entre a Secretaria da Cultura e o Sesc", comenta Cardoso.
O show de Vitor Ramil, que marcou a abertura oficial do evento, foi um dos destaques da programação. Reunindo mais 600 pessoas, o cantor, compositor e escritor apresentou os sucessos dos seus mais de 30 anos de carreira, como “Estrela, Estrela” e “Joquim”, além das músicas do seu álbum mais recente “Campos Neutrais”. O show foi aberto pela Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, um dos grupos orquestrais mais antigos do Estado. O concerto apresentou músicas clássicas e temáticas. Outros pontos altos da música foram os shows das bandas “Choro é Livre”, “Dingo Bells”, “Sunset Montain” e “50 Tons de Preta”, que animaram os participantes.
No teatro, o destaque foi a apresentação do espetáculo “As Mulheres do Aluá”, de Rondônia, que está em circulação pelo RS dentro da programação do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc. A apresentação trouxe uma reflexão sobre a relação de gênero e o universo feminino. O cineasta Tabajara Ruas, um dos nomes-referência da literatura e do cinema gaúcho, esteve no 1º Aldeia Sesc Novo Hamburgo, durante a exibição da sua produção, o longa-metragem “Netto e o Domador de Cavalos”. Na ocasião, também puderam ser conferidas feira de artesanato, produtos naturais e gastronomia no “Festeja Hamburgo Velho”.
O evento também ofereceu atrações para as crianças, como a Oficina de Bolhas de Sabão com Tomé Rodrigues, do Circo de Bolso o Cortejo Circense da Caravana Bellessa, do mesmo grupo, além do espetáculo infantil “A Águia e a Galinha”, da Cia Entrelinhas, que também produziu uma oficina de bonecas. A gurizada ainda pôde participar da Oficina de Grafite, com Rafael Jung.
Encerrando a programação, a cidade transformou-se, neste domingo (30/09), em uma vila medieval característica em cenário, figurinos, costumes, cultura e gastronomia com a Feira Medieval - Bando Celta. A feira contou com apresentações musicais, de dança, teatro, artesanato, expositores de cutelaria, tecelagem, artesanato, além de demonstrações de lutas medievais e oficina de Arqueirismo e Swordplay, entre outras atividades, embaladas pelas performances e alegria do Bando Celta.