Mutirão voltado para imigrantes e refugiados registra movimento significativo no CRAS Primavera

Linha de apoio
Ao todo, 60 pessoas receberam encaminhamentos para regularização de documentos e vagas de emprego
Publicado em 03/07/2025 - Editado em 03/07/2025 - 18:07
Dezenas de atendimentos foram registrados no CRAS Primavera nesta quinta-feira (3)
Dezenas de atendimentos foram registrados no CRAS Primavera nesta quinta-feira (3)
Crédito
Divulgação/SDSH

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Primavera recebeu dezenas de imigrantes e refugiados moradores de Novo Hamburgo. Em ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, foram dados encaminhamentos para regularização de documentos e vagas de emprego disponíveis no Sine.

 

A maior demanda foi referente a regularização de documentos vencidos ou próximos do prazo de validade. Segundo o Coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial da SDSH, Jéferson Mendes, as empresas onde parte dos imigrantes trabalhavam se solidarizaram com a situação.

 

“Uma empresa do bairro São Jorge e outra de Lomba Grande trouxeram os funcionários até aqui no CRAS. Além disso, descobrimos imigrantes que não tínhamos registro. Foi uma ação muito satisfatória, pois ampliamos o nosso conhecimento sobre quem está aqui e precisa de orientação”, destaca Mendes.

 

Ao todo, 60 pessoas foram até a unidade, totalizando cerca de 100 atendimentos ao longo do dia. Além da regularização de documentos vencidos, parte do grupo pediu auxílio na busca por vagas de emprego e outros solicitaram refúgio e residência no Brasil. Entre os imigrantes, a maioria era da Venezuela e os demais oriundos da Argentina, Cuba e Uruguai.

Palavras-chave
desenvolvimento social cras primavera