Prefeito recebe arquitetos e engenheiros para debater o Plano Diretor e novos empreendimentos no Município

O prefeito Gustavo Finck recebeu, nesta quinta-feira (3), a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (ASAEC), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (SINDUSCOM/NH) no Centro Administrativo Leopoldo Petry. O encontro serviu para que as entidades e o Poder Público debatessem propostas de alterações no Plano Diretor, com o objetivo de facilitar os investimentos na cidade e a construção de novos imóveis.
Dezenas de arquitetos e engenheiros vinculados às entidades, além de servidores de carreira da Prefeitura, participaram da reunião. O encontro abordou a Comissão do Código de Edificações, com o objetivo de construir caminhos, sugerir alterações e encontrar meios de ampliar a eficiência nos processos. Estiveram presentes também o vice-prefeito Gerson Haas e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), Anderson Bertotti.
Os profissionais apontaram que um dos principais entraves na hora de empreender é a dificuldade em alinhar detalhes do projeto com a legislação vigente. Como exemplo, foi citado o caso da Havan que, desde 2019, tinha interesse em instalar uma unidade em Novo Hamburgo. No entanto, um detalhe na legislação impedia a execução, problema que foi resolvido apenas em 2025 pela atual gestão.
“O Município quer facilitar a construção de novos empreendimentos na cidade. Da mesma forma, precisamos que os engenheiros e arquitetos, responsáveis pela elaboração dos projetos, se atentem quanto à legislação municipal vigente. Assim, poderemos reduzir e até evitar a necessidade, quanto a fiscalização ou interdição da obra, pelo Poder Público”, destaca o prefeito Gustavo Finck.
As comissões para análise de irregularidades foi outro ponto debatido. Segundo o diretor de Desenvolvimento Urbano, Valtemir Goldmeier, parte significativa dessas situações são realizadas para debater o tamanho de muros e vagas de estacionamento. “São detalhes que, com esse diálogo junto aos profissionais que atuam em Novo Hamburgo, podemos agilizar as liberações e promover o desenvolvimento da cidade”, comenta Goldmeier.
A partir da reunião, foi estabelecido que o Poder Executivo irá convocar reuniões técnicas regulares, envolvendo dois representantes da ASAEC, dois da SINDUSCOM/NH e dois da ACI, além de seis representantes da Prefeitura. Caberá ao grupo dar encaminhamento às alterações no Plano Diretor, ao Código de Edificações e na Lei de Regularização Fundiária, de forma que o Município agilize a aprovação dos projetos, facilitando a implantação dos empreendimentos e gerando emprego, renda e arrecadação para a cidade.