Vereadores conferem pleno funcionamento da casa de bombas

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Novo Hamburgo recebeu nesta sexta-feira, dia 15, uma comitiva de oito vereadores na casa de bombas do bairro Santo Afonso. Durante a visita, o Município esclareceu dúvidas e mostrou o pleno funcionamento dos equipamentos.
Foi exposto que a casa de bombas segue operando normalmente e, como é esperado, está dando conta do bombeamento de água sempre que ocorrem volumes de chuva dentro da normalidade, conforme já demonstrado nestes últimos episódios de chuva. Um dos desafios enfrentados é a quantidade de lixo que chega na bacia de acumulação do Arroio Gauchinho.
O Município também expôs os desafios em razão da antiguidade dos equipamentos, já que a casa de bombas foi projetada pelo extinto DNOS - Departamento Nacional de Obras de Saneamento na década de 1970 e suas peças passam por desgastes devido ao tempo. A Prefeitura conta com contrato de manutenção preventiva e corretiva da casa de bombas.
Participaram da visita os vereadores Ricardo Ritter, Fernando Lourenço, Darlan Oliveira, Cristiano Coller, Raizer Ferreira, Lourdes Valim, Gustavo Finck e Enio Brizolla. A visita foi guiada pela secretária de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Greyce da Luz, e pelo diretor de Esgotos Pluviais e responsável pela casa de bombas, Ricardo Al-Alam.
Como alguns vereadores compareceram com sapato de segurança e outros não, locais com risco de choque elétrico no chão próximo às bombas foram isolados. Os vereadores foram alertados de que deveriam transitar apenas nos locais sinalizados.
A visita ocorreu após a Justiça de Novo Hamburgo restringir o acesso de vereadores ao local. Em decisão a um mandado de segurança do vereador Enio Brizola, que pedia livre acesso à casa de bombas, a Justiça destacou que o acesso “está condicionado a aviso prévio às autoridades e desde que não seja durante a ocorrência de temporais ou chuvas constantes, justamente para não inteferir no pleno funcionamento das máquinas e no trabalho dos funcionários”.