Vigilância em Saúde reforça que o uso de máscaras segue obrigatório nos serviços de saúde

Com o avanço recente de casos de covid e a circulação de novas variantes do vírus, a Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo reforça junto à população para estar em dia com a vacina e que conforme o Decreto Municipal nº 10.372/2022, como medidas de proteção, segue obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde (Hospitais, unidades básicas de saúde, UPAs, farmácias e drogarias, laboratórios, centro de diagnósticos, entre outros).
O uso de máscaras é recomendado no transporte coletivo de passageiros, para os cuidadores de crianças, pessoas com síndrome gripal, bem como por pessoas que tiverem recentemente contato com casos confirmados de covid. Outra recomendação para a população em geral é a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
ILPIs devem ter cuidados especiais
Para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), dada a vulnerabilidade dessa população, a Vigilância em Saúde reforça que as visitas devam ser feitas ao ar livre sempre que possível; mantenham-se ambientes arejados e limpos possibilitando a circulação e troca de ar; realizar a higiene de mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel; funcionários e visitantes utilizem máscara durante a permanência na instituição, preferencialmente a PFF2, de modo a proteger os idosos que residem no local.
Vacinação neste sábado na Praça Punta del Este
Quem não está com o ciclo vacinal completo pode procurar a unidade de saúde (UBS, USF ou Casa de Vacina) mais próxima para colocar em dia a vacinação. Outra oportunidade oferecida será neste sábado, dia 10, das 09h às 15h, quando a unidade móvel de saúde (Ônibus da Saúde) estará na Praça Punta del Este, em frente ao shopping, aplicando a primeira, segunda ou terceira dose (primeiro reforço) da vacina contra a covid em pessoas de 12 anos ou mais. Já a quarta dose (segundo reforço) será aplicada em pessoas de 18 anos ou mais. Não serão vacinadas crianças na ação deste sábado.
Atenção à documentação necessária: para receber a primeira dose da vacina é preciso apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência em Novo Hamburgo ou cartão do SUS.
Para as demais doses, é preciso apresentar comprovante de vacinação das doses recebidas anteriormente e documento de identificação.