Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza eventos e reuniões do Plano Diretor de Novo Hamburgo

As equipes técnicas da Prefeitura Municipal e da consultoria URBTEC™ cumprem uma agenda de programação de eventos e reuniões em Novo Hamburgo para o desenvolvimento da revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA) do município. De 18 a 22 de julho, ocorrem reuniões entre diferentes secretarias, vereadores e representantes da Procuradoria Geral do Município e do Conselho da Cidade.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, introduziu o assunto na sessão da Câmara Municipal de Vereadores na tarde de quarta-feira, dia 20. Em seguida, o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, realizou a apresentação técnica do Plano, explicando as etapas do planejamento, os temas urbanísticos abordados e o cronograma de eventos do Plano.
Na sessão, também estavam presentes a diretora de Desenvolvimento Urbano, Lais Corteletti, e o arquiteto urbanista do Departamento do Plano Diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (DPD), André Felipe Brenner.
“O processo é público e aberto para a participação de todos desde as fases iniciais do processo desta revisão, que deve ser construída de forma coletiva para a sociedade hamburguense”, disse o diretor da URBTEC™.
Ao final, Taniguchi lembrou que o Plano apresentará propostas e diretrizes que devem ser apreciadas e aprovadas na Câmara Municipal de Vereadores, antes de serem sancionadas pelo Executivo. “Daí a importância de o corpo legislativo estar familiarizado com as ações e produtos desta revisão urbanística”, disse o diretor da URBTEC™.
SOCIEDADE CIVIL – Na noite de segunda-feira, dia 18, as equipes se encontraram com mais de 20 representantes do Conselho Municipal da Cidade (Concidade), para discutir os assuntos que envolvem o desenvolvimento do PDUA. Os representantes da sociedade puderam tirar dúvidas e conhecer com mais profundidade os detalhes da revisão.
Entre outros, foram discutidos assuntos relativos ao acesso à moradias; parcelamento do solo; regularização fundiária, patrimônio histórico e cultural; meio ambiente, ocupação de áreas urbanas e rurais, além de aspectos para práticas de cidadania. Eles destacaram a importância da revisão do Plano Diretor para o crescimento sustentável da cidade, e ações que podem elevar a qualidade de vida dos cidadãos.
Durante a semana, os técnicos ainda se encontraram com representantes da Procuradoria Geral do Município e participaram de reuniões técnicas com membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (SECULT), entre outras Diretorias relativas aos assuntos tratados.
Para mais informações sobre o PDUA e para enviar suas contribuições a qualquer momento, acesse a página do Plano no site da Prefeitura no link (clique aqui).