Implantação de Sala Lilás no Município é discutida

Publicado em 07/04/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:49
teste
Diretor da UGPPV, Daniel Bota, coordenou a reunião virtual
Crédito
Divulgação

As tratativas para uma possível implantação de uma Sala Lilás em Novo Hamburgo foram retomadas nesta semana, em uma reunião virtual realizada entre representantes da Prefeitura, Instituto Geral de Perícia (IGP) e sociedade civil.

A Sala Lilás se configura em um local especializado e humanizado para o acolhimento de crianças e mulheres vítimas de violência e que necessitem de perícia médica.

No encontro, foram apresentadas as demandas enfrentadas pelos órgãos de proteção do Município e as dificuldades geradas pela falta de um espaço especializado para atender às vítimas que, no momento, precisam se deslocar até Porto Alegre ou Canoas. Já o IGP mostrou os entraves por parte do Estado para que seja implantado o serviço.

As discussões para viabilizar a Sala Lilás em Novo Hamburgo e garantir um atendimento humanizado e especializado para este público vulnerável seguirão em novas reuniões a serem marcadas em breve. Participaram virtualmente do encontro o diretor da Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência (UGPPV) da Prefeitura, Roberto Daniel Bota, a assessora administrativa da UGPPV, Renati Coutinho, a Supervisora Técnica do IGP, Greice Manuela de Amorim, a chefe da Divisão de Projetos e convênios do IGP, Paula Velho Leonardo, e a advogada e mediadora Marlene Souza.

A Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência é ligada ao gabinete da prefeita e atua diretamente com a Secretaria de Segurança.