Com transmissão online, cerimônia marca a formatura de 50 jovens no curso de Aprendizagem em Comércio e Serviços

Na última quarta-feira, dia 24, ocorreu a formatura dos 50 jovens que concluíram a parte teórica do curso de Aprendizagem em Comércio e Serviços. Por conta da pandemia, a solenidade foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (asBem), contando com a participação dos formandos e dos convidados de forma online.
O curso integra o Projeto de Formação Laboral da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, e executado em parceria com asBem. As aulas foram iniciadas em agosto do ano passado para 50 jovens entre 14 anos a 24 anos, por meio de videoconferência, e para aqueles que não tinham recursos tecnológicos, foi organizada uma monitoria pedagógica com atendimento individualizado. O curso ainda conta com uma etapa prática, por meio da inserção dos jovens no mercado de trabalho, em empresas cotistas.
“Não devemos apenas sonhar com um futuro melhor, mas sim, correr atrás para conquistá-lo”. Essa foi a frase de Júlia Caroline Leão, estudante escolhida como oradora para representar todos os formandos na cerimônia. “Nós todos aqui somos jovens, alguns já possuem experiência profissional, mas por motivos pessoais, ficaram desempregados, e assim como eu, encontraram na asBem uma oportunidade de crescer e realizar sonhos”, contou.
Já entre as autoridades presentes, estava o secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon. Ele agradeceu as instituições e os estudantes, pois conseguiram fazer possível, pela primeira vez, a realização das aulas do curso de forma online. “Vivemos tempos diferentes, com coisas que nunca passamos até hoje, isso em vez de nos abalar, nos estimulou a enfrentar os obstáculos”, comentou o secretário.
Quem seguiu na mesma linha do secretário, foi a vice-presidente da asBem, Ana Conti. “A asBem existe para preparar gente que possa compreender que a vida é feita pelas suas atitudes”, afirmou ela, explicando como o curso não é apenas formado por conteúdo teórico, mas também por um ensino motivacional e emocional.
A parceria entre Prefeitura e asBem já está confirmada nos próximos seis meses. O contrato, renovado recentemente, possibilita a abertura de novas turmas no Projeto de Formação Laboral, assim, será possível atender outros moradores de Novo Hamburgo em situação de vulnerabilidade social. “Que a gente siga ampliando nossa parceria com a asBem, para continuar tendo jovens com qualificação se preparando para o mercado de trabalho”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Social, Eliton Ávila.
De acordo com o diretor da Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência, Roberto Daniel Bota, esta é uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e de geração de renda para a população em vulnerabilidade social de Novo Hamburgo. “Há jovens que moram em bairros com índices elevados de violência, possuem defasagem escolar, é uma busca ativa da comunidade que enxerga, no trabalho, uma estratégia para prevenção à violência”, afirma.