Secretaria de Educação reformula mostra de curtas e amplia ações com participação de especialistas

Linha de apoio
Lives contarão com a presença de Adriana Fresquet, referência em educação e cinema, e Paulo Fochi, especialista em Educação Infantil
Publicado em 11/12/2020 - Editado em 15/10/2024 - 10:49
Teste
Crédito
Divulgação

A quarentena e as demais providências tomadas no combate ao coronavírus impuseram uma série de mudanças, novos protocolos e adaptações necessárias na educação. Atenta aos obstáculos e às possibilidades que as atividades remotas oferecem, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo reformulou a Mostra Curta Inclusão e Diversidade, evento que em 2020 chega a sua 9ª edição consonante com os desafios enfrentados neste ano. As sessões com a sala de cinema lotada por crianças, professores e famílias serão transportadas para todas as telas, já que as produções poderão ser acessadas pela internet no canal da SMED no YouTube. Para marcar o lançamento da Mostra, nesta que é chamada de '"edição compartilhada", serão realizadas duas lives, dias 14 e 16 de dezembro, com a participação de profissionais referência no Brasil e América Latina. "Este momento exige coragem e criatividade. Adaptamos a mostra de curtas e convidamos as escolas municipais a compartilharem conosco suas produções. Também teremos o debate com professores e estudantes, só que desta vez, a distância", conta a secretária de Educação, Maristela Guasselli. 

Se em outras edições as próprias escolas realizavam seus curtas metragens utilizando a linguagem audiovisual para contarem suas histórias, neste ano a Mostra Curta Inclusão e Diversidade promove produções coletivas. O Abecedário da Rede Municipal de Ensino será lançado em live na segunda-feira, 14 de dezembro, às 14 horas, com a presença da professora Adriana Fresquet, referência em cinema e educação na América Latina. Já as Mini-Histórias na Tela serão conhecidas em encontro virtual na quarta-feira, 16, às 9 horas, com a participação do professor Paulo Fochi, especialista em Educação Infantil. A Mostra tem apoio da Secretaria de Cultura (SECULT).

Abecedário da Rede Municipal de Ensino

Dividido em episódios, o Abecedário é uma produção coletiva construída com o depoimento de estudantes de diferentes idades. As palavras que compõem esta espécie de dicionário foram explicadas pela linguagem das crianças. Ao assistir o filme, é possível conhecer o que os pequenos pensam sobre temas como quarentena, saudade e família, por exemplo. A live de lançamento e debate do Abecedário com a participação de Adriana Fresquet, professores e estudantes  pode ser acompanhada pelo link youtu.be/RxvB3hTf2Sg .

Mini-Histórias na Tela

Tradicionalmente apresentadas em texto escrito, as Mini-Histórias produzidas por professores das escolas municipais foram adaptadas para a linguagem audiovisual e se transformaram em curtas-metragens. Os filmes têm narração das próprias professoras e imagens produzidas pelas famílias das crianças. A live de lançamento e debate das Mini-Histórias na Tela com a participação de Paulo Fochi e professoras da Rede Municipal de Ensino pode ser acompanhada pelo link youtu.be/4PTY3j7IPRM .