Agentes comunitários farão ação educativa no enfrentamento à covid-19

A fim de intensificar as ações para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Prefeitura colocará agentes comunitários nas ruas a partir da próxima quarta-feira, 2 de dezembro. A ideia é que a comunidade receba orientações sobre o uso correto das máscaras e a necessidade de higienização constante das mãos, além de evitar aglomerações.
Na tarde desta sexta-feira, dia 27, o coordenador da Central de Fiscalização, o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, reuniu os agentes para passar instruções. Inicialmente, as ações vão ocorrer na área comercial do Centro e bairros como Canudos e Kephas, além de espaços públicos como o Parcão e o Parque Floresta Imperial.
Os agentes comunitários estarão distribuídos em duplas identificadas com coletes. Se houver necessidade, poderão distribuir máscaras a quem estiver nas ruas sem o equipamento de proteção. De acordo com Udo, a iniciativa é basicamente de fundo educativo, de informação. “Neste momento, em que vivemos o que muitos chamam de segunda onda da covid-19, precisamos manter e intensificar as medidas de prevenção ao contágio. Estamos tão expostos quanto estávamos nos meses de maio e junho, não há nenhum indicativo de que a incidência do vírus diminuiu”, afirma Sarlet.
Ainda conforme o secretário, a proposta da ação dos agentes comunitários no enfrentamento à covid-19 é que seja de abordagens em áreas externas e não dentro de estabelecimentos. Dessa forma, ele faz um apelo à população para que entenda e respeite o trabalho de quem estará nas ruas para ajudar a preservar vidas.