Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo lança Festival de Conteúdos Digitais com artistas locais

Durante os meses de agosto e setembro, 43 artistas hamburguenses apresentarão conteúdos online, com cachê pago pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult), por meio do Fundo Municipal de Cultura. Trata-se do Festival de Conteúdos Digitais, organizado a partir dos agentes culturais da cidade, contemplados nos editais de ações emergenciais, durante o enfrentamento da pandemia da covid-19.
Os agentes culturais, que estão sendo pagos com recursos do Fundo Municipal da Cultura, participaram de um processo de seleção em Edital de Chamamento Público para a produção de materiais virtuais. Os selecionados devem elaborar conteúdos inéditos, em vídeo, com o pagamento de R$600,00 de cachê, por dois meses, para cada profissional selecionado.
Dentre os projetos selecionados, estão previstas apresentações musicais, circenses, teatrais ao vivo, cursos e oficinas de dança, artes plásticas e visuais, projetos de literatura e audiovisual, contações de histórias e animações infantis, entre outras ações e atividades dos diferentes agentes do setor cultural, nas mais diversas linguagens e expressões artísticas.
Artistas já consolidados e conhecidos no cenário hamburguense, como os artistas plásticos Ariadne Decker e Mai Bavoso, Alice Ribeiro da Cia de Teatro Entre Linhas, Tomé Rodrigues da Fita Crepe Cia de Teatro, a cineasta Audrey Daay, e Graziela Pires da 50 Tons de Pretas, dividem espaço nesse palco virtual com novos nomes da cena cultural de Novo Hamburgo, como o músico Paulo Fao, e o cineasta Rafael dos Santos.
O Secretário da Cultura Ralfe Cardoso comemora o Festival. “Temos o privilégio de contar com dezenas de agentes culturais e artistas extremamente talentosos em Novo Hamburgo. O que vemos hoje é uma parte desses profissionais levando seu trabalho para nossas casas, com conteúdos digitais, contemplados pela iniciativa da Secretaria da Cultura”, fala Ralfe.
Já o artista visual Maurício Hilgert, que teve o seu projeto selecionado, ressalta a importância da democratização a conteúdos de qualidade. “O processo de criação e estudo do artista visual muitas vezes fica distante do público. Então, com a criação dos conteúdos digitais, pretendo aproximar as pessoas do meu processo, dos conceitos que tenho estudado e que têm sido relevantes na minha produção. Assim, busco criar uma ponte entre artista, obra e observador. Sem contar que a democratização do conhecimento é algo que acredito ser muito importante”, explica Hilgert.
O artista também acredita em um fortalecimento entre a rede de artistas de Novo Hamburgo com a progressiva volta à normalidade. “Com os materiais divulgados nos meios digitais, conheceremos mais artistas da região. Também conheceremos mais a fundo o trabalho de nossos colegas. Torço para que essa visão de um coletivo possa fazer com que busquemos por mais espaços e iniciativas para aumentar o espaço para a arte na nossa cidade”, finaliza.
Programação das primeiras apresentações:
Apresentação: Artes Circenses
Sexta-feira, dia 07 de agosto, às 17h
Link: https://www.facebook.com/joaopedro.decarli
https://www.youtube.com/channel/UCtLbovzkDn6S7DwUxCT033A
Apresentação: 50 Tons de Pretas
Sexta-feira, dia 07 de agosto, às 19h
Link: https://www.youtube.com/channel/UCrJgSQ4g5xvmtGrwDRVKqkQ
Apresentação: Conceitos Fundamentais de Pintura
Sexta-feira, dia 07 de agosto, às 19h
Link: https://www.youtube.com/channel/UCmZJWRQLijzlkIG7fwbYACw
Apresentação: Aula de Teatro para Crianças
Sábado, dia 08 de agosto, 15h
Link: https://www.instagram.com/encantadasproducoes/
Apresentação: Videoaulas de Ballet para crianças
Sábado, dia 08 de agosto, às 18h
Link: www.youtube.com/channel/UCzAbgNiAmGZZ0noFQiwijpQ
Apresentação: Aula de Saidi
Sábado, dia 08 de agosto, às 18h
Link: www.instagram.com/marina.peretto/
Apresentação: Curso Intensivo Teórico e Prático de Dança Árabe
Domingo, dia 09 de agosto, às 19h