Novo Hamburgo tem 11 novos casos de Covid-19

Linha de apoio
Prefeita assinará novo decreto no sábado e anuncia uma grande campanha de arrecadação de donativos para comunidade em vulnerabilidade social
Publicado em 02/04/2020 - Editado em 15/10/2024 - 10:48
Prefeitura informa
Crédito
Arte/PMNH

Matéria atualizada na manhã de sexta-feira, dia 03.

Dez novos casos da Covid-19 foram confirmados nesta quinta-feira, 2 de abril, em Novo Hamburgo. O anúncio foi feito pela prefeita Fátima Daudt durante uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook. Estas confirmações são os primeiros resultados da parceria com o Laboratório da Universidade Feevale que desde o início da semana faz testes em pacientes encaminhados ao Centro de Triagem montado anexo ao Hospital Municipal. Das 25 amostras analisadas pelo laboratório da instituição, 10 deram positivo para o coronavírus. Esses resultados são referentes a pacientes atendidos pela rede pública de saúde de Novo Hamburgo.

Entre esses novos casos confirmados para a Covid-19 estão uma técnica de enfermagem, um auxiliar de nutrição e uma agente comunitária de saúde. Fátima também citou cinco mulheres com idades que variam de 22 a 52 anos, além de um homem com 62 anos. Um outro caso é de um bebê nascido em 4 de março que foi encaminhado para a UTI Neonatal do Hospital Municipal. Sobre este caso especificamente, a prefeita fez questão de ressaltar que não há motivos para preocupações com a possibilidade e contágio com outros recém-nascidos que ocupam o mesmo espaço. De acordo com Fátima, todos os casos estão sendo monitorados pela Vigilância em Saúde para que se faça o rastreio de outras pessoas que tiveram contato com os doentes durante a fase do contágio.

Ainda durante a transmissão ao vivo na sua rede social, a prefeita Fátima Daudt anunciou que a cidade será mobilizada em torno de uma grande campanha. Reforçando a vocação para o voluntariado e a solidariedade do hamburguense, ela falou sobre a arrecadação de donativos para as famílias cadastradas em programas sociais da Prefeitura.

Outro ponto destacado pela prefeita é que no sábado será anunciada uma atualização do decreto municipal relativo às ações para frear a disseminação do coronavírus em Novo Hamburgo.

Sobre o bebê

A criança nasceu no dia 4 de março e logo após o parto foi isolada na UTI Neonatal do Hospital Municipal. Na UTI, como normalmente ocorre, os pais têm acesso de forma restrita ao filho (os demais internos são isolados entre si). A partir de sintomas do bebê, o hospital fez a coleta de material e o resultado resultou positivo ontem à noite. A Fundação de Saúde de Novo Hamburgo trabalha com a contaminação por um familiar do bebê em função das visitas. Agora, os pais serão notificados e o Hospital Municipal seguirá todos os protocolos relacionados ao caso.

Atualização de casos

Além dos 10 novos casos anunciados pela prefeita, também no fim da noite de ontem, o Laboratório do Estado (Lacen) confirmou mais um caso, de um homem, 26 anos, atendido na rede privada de saúde e que encontra-se em isolamento domiciliar. O Lacen já tinha constatado três hamburguenses com a Covid-19, sendo que uma veio a óbito (uma senhora de 84 anos, no sábado). Ao todo, até o momento, o Município tem 14 casos confirmados de coronavírus.