Ciência e conhecimento no seminário do Centro de Inovação Tecnológica

Linha de apoio
Eventos de Planejamento do CIT debateu o processo da Lei Marco Legal de Ciência
Publicado em 16/10/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:32
Homem ao microfone ao fundo e platéia sentada a sua frente
O diretor Jorge Mario Campagnolo palestrou no evento realizado no Centro Administrativo
Crédito
Lu Freitas

O avanço da ciência brasileira na área da inovação tecnológica e os processos para a regulamentação da Lei Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação foram os temas do segundo encontro Eventos de Planejamento do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, na tarde de terça-feira,15, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ao lado da secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues, o diretor de Tecnologias Estruturantes da Secretaria de Desenvolvimento tecnológico e Inovação, Jorge Mario Campagnolo, explicou sobre a importância das alianças estratégicas e os projetos de cooperação envolvendo empresas, universidades e entidades sem fins lucrativos.

“Temos que aproveitar o nosso conhecimento. Tenho certeza de que Novo Hamburgo fará suas alianças estratégicas, inclusive com entidades privadas que queiram o desenvolvimento na área da tecnologia”, disse ele, esclarecendo que a administração pública direta, as agências de fomento e universidades poderão apoiar a criação, implantação e consolidação de ambientes promotores da inovação. “A ideia dessa regulamentação é que esses ambientes deem certo, por isso procurou-se facilitar ao máximo os processos para as parcerias com o setor privado, entre os benefícios dispensar licitações em certos casos, critérios de seleção flexíveis e até venda de patentes.”

Conforme a secretária Paraskevi, todas as oportunidades em formar alianças estratégicas são e continuarão sendo aproveitadas pela administração. Ela lembrou a parceria com o Sebrae que possibilitou fazer um trabalho com os empresários envolvidos na revitalização do Centro no Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI). “O Sebrae, por meio do seu diretor Marco Copetti, foi a nossa extensão neste projeto. Foram eles que entraram onde a gestão não conseguiu alcançar. Questionaram, buscaram informações e trouxeram bons resultados. E assim como o Sebrae é nosso parceiro, queremos o poder público, as entidades e a comunidade juntos nesse caminho que será a base de incentivo à indústria criativa e de inovação.”

Baseados nas explicações do palestrante Campagnolo, os representantes da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) Dra. Greice Cunha e Marcus Dias, coordenador do projeto do CIT, apresentaram propostas de legislações para o município de Novo Hamburgo. Também participaram do evento os secretários da Segurança, general Roberto Jungthon, e do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes Oliveira.