Memorial Carlos Alberto de Oliveira celebra o 3º aniversário

Publicado em 22/08/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:34
Logo do Memorial Carlos Alberto de Oliveira
Crédito
Arte/PMNH

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, realiza na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 15h, a comemoração do 3º aniversário do Memorial Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz. O espaço, destinado à preservação e divulgação de obras, fotografias, reportagens e diversos objetos do artista hamburguense Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, receberá a conversa sobre arte, educação e cultura, com os artistas visuais Leandro Machado e Xadalu, e o doutor em Artes Visuais - História, Teoria e crítica da Arte, Igor Simões. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.

“Para Novo Hamburgo, é extremamente gratificante contarmos com este memorial. É uma alegria estarmos comemorando o 3º aniversário deste espaço, que é uma homenagem para este artista tão importante para o município. Convidamos toda a comunidade para celebrar conosco este momento festivo, principalmente, na conversa sobre arte, educação e cultura, com esse trio de especialistas”, convida a coordenadora do memorial, Celi Teresinha Reinhardt.

Confira a programação completa

Local: Memorial Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz.

Das 15h às 17h: Conversa sobre Arte, educação e cultura, com:

Leandro Machado: artista visual que recentemente desenvolveu o projeto Arqueologia do caminho e promoveu a circulação deste produto cultural nas cidades do Rio de Janeiro/Brasil – Espaço Cultural Canto da Carambola, Montevidéu/Uruguai – Galeria Marte, La Rochelle/França – Centre Intermondes, e Porto Alegre/Brasil – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), de dezembro/2018 a agosto/2019.

Xadalu: artista visual vencedor do Prêmio Açorianos de Artes Visuais 2019 – Destaque em Exposição Individual, Xadalu e tem uma profunda relação com a arte e a cultura indígenas no Rio Grande do Sul, especialmente com a causa Mbya-guarani.

Igor Simões: doutor em Artes Visuais - História, Teoria e crítica da Arte- (PPGAV-UFRGS). Professor Assistente de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da Arte (UERGS). Curador pedagógico da 12ª Bienal do Mercosul.

Abertura das exposições:

- Carlos Alberto de Oliveira e Leandro Machado – Memorial

- Fauna Guarani (Xadalu) - Pinacoteca da escola

- Carlão - artista e funcionário público - Sala Christina Marquart

17h30 às 19h30: momento festivo em comemoração aos 3 anos do Memorial Carlos Alberto de Oliveira - Carlão