Novo Hamburgo lança Núcleo de Orquestras Jovens em escolas municipais

Publicado em 06/09/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
Professores, alunos e autoridades parados lado a lado com os instrumentos
Iniciativa inédita no país beneficiará inicialmente 100 crianças
Crédito
Rafael Petry

A Vila Diehl ganhou nova trilha sonora na tarde desta quinta-feira, 6 de setembro, quando a Prefeitura de Novo Hamburgo lançou o projeto Núcleo de Orquestras Jovens. Para marcar o início das atividades, a comunidade lotou o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel e acompanhou uma apresentação musical com os instrumentos que farão parte do projeto: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. “O ensino da música também contribui para a aprendizagem em outras áreas. Queremos que este projeto seja exemplo para todo o país”, lembrou a prefeita Fátima Daudt.

A iniciativa é viabilizada a partir da parceria entre as secretarias de Educação (SMED) e da Cultura (SECULT) e será executada pelo Instituto Arlindo Ruggeri. A primeira etapa do projeto prevê a implantação de quatro orquestras de cordas formadas por alunos das escolas municipais de diferentes bairros. Além da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, da Vila Diehl, também serão polo de formação a EMEF Bento Gonçalves, de Lomba Grande, a EMEF Arnaldo Grin, de Santo Afonso, e a EMEF Martha Wartenberg, de Canudos. “Estamos muito felizes em proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a possibilidade de formação musical e satisfeitos em perceber, desde já, o envolvimento da comunidade”, destacou a titular da SMED, Maristela Guasselli.

Cada orquestra será formada por 25 alunos, a partir de 9 anos de idade. Os equipamentos serão emprestados aos jovens músicos para que eles possam ensaiar em casa. “Estamos vendo nascer um dos maiores programas de musicalização do país. Iniciamos agora, com 100 alunos, e já no ano que vem esperamos ampliar para todas as escolas municipais”, resumiu o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.

Para a implementação das orquestras, os alunos participarão de aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo. Os jovens já foram selecionados e tiveram as primeiras lições teóricas. Aluna da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, Ana Micaelle de Souza, 13 anos, está feliz com a oportunidade de integrar a orquestra do bairro. “É muito especial porque desde pequena eu sonho em tocar um instrumento. Me encantei com o violino e penso que a orquestra também vai ajudar a mostrar para a comunidade um outro estilo musical”, contou a jovem fã da cantora pop Camila Cabello.

Galeria da notícia

Professores, alunos e autoridades parados lado a lado com os instrumentos Menina sentada com um violoncelo Prefeita Fátima ao mcirofone Secretária Maristela ao microfone Instrumentos em cima da mesa Professores, alunos e autoridades parados lado a lado com os instrumentos Secretário Ralfe cardoso ao microfone