Jovem em busca do sonho de se destacar nos palcos

“Minha mãe quer que eu faça Medicina, mas eu gosto mesmo é de arte. Já me vejo em cima dos palcos.” A afirmação é da estudante Andrielly Acosta, de 17 anos, que mostra seu lado criativo nas longas tranças cor-de-rosa, no estilo descolado de se vestir e nos acessórios que ela mesma cria. Com tanta criatividade, só poderia ter escolhido as oficinas de tecnologia de espetáculos oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), em parceria com a Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).
Figurino foi a primeira aula desta semana, mas ainda estão nos planos de Andrielly os cursos de cenografia, áudio e iluminação cênica. “Quero aprender tudo sobre espetáculos. Quero estar em cima do palco, mas também saber tudo o que envolve uma cena, ter um conhecimento para poder ajudar quando necessário nos bastidores, na criação dos cenários, na produção dos figurinos”, diz ela, que confessa que a dança é sua principal paixão. Ao lado da educadora social e especialista em figurinos Recilda Torres, Andrielly conhecia as ferramentas com as quais irá criar os mais diversos modelos e trajes para o teatro.
Entre o conteúdo a ser passado pela educadora Recilda estão a composição dos figurinos, pesquisa de trajes de diferentes épocas, noções de maquiagem, mercado de trabalho para os artistas, a história do teatro e os acessórios a serem utilizados em cada época. “É fundamental conhecer muito bem a ideia do espetáculo para se criar um personagem com a indumentária correta. Para isso, é preciso estudo de tipos de tecidos, cabelos, calçados, acessórios, peças de cenários, enfim, a composição envolve todo um trabalho do figurinista que precisa ser muito atento aos detalhes”, explica.
As inscrições para as oficinas seguem abertas e podem ser feitas na sede da Asbem, na Rua Guarujá, 171, no bairro Pátria Nova. Mais informações pelo telefone 3593-1978.
O Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).