Ministro da Educação anuncia apoio ao Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Publicado em 18/07/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
Prefeita, Ministro e a secretária Maristela no entorno de uma mesa
Ministro se comprometeu junto ao Gabinete da Prefeita Fátima Daudt em apoiar este que será um dos maiores programas de musicalização do país
Crédito
Jorge Baltar

Dentro de pouco tempo o município de Novo Hamburgo deverá receber um importante reforço para colocar em prática o Projeto Núcleo de Orquestras Jovens, que pretende implantar 52 orquestras de cordas em vários bairros, oferecendo aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo.

Em audiência com a prefeita Fátima Daudt e vários secretários municipais nesta quarta-feira, 18, pela manhã, o ministro da Educação Rossieli Soares da Silva comprometeu-se a encaminhar recursos de sua pasta para a implantação do programa, o que poderá acontecer já a partir do próximo ano. "É uma notícia excelente para Novo Hamburgo. Acreditamos que tudo começa pela educação, e este projeto representa uma oportunidade para centenas de jovens da nossa cidade", destacou a prefeita Fátima Daudt.

Para o secretário de Cultura Ralfe Cardoso, este é um dos maiores programas de musicalização do país. “Assim como tivemos pioneirismo inserindo computadores na década de 1980, seremos referência na cultura e educação com uma proposta dessa magnitude", enfatizou o secretário. Na avaliação da secretária de Educação, Maristela Guasseli, “O projeto está estreitamente vinculado à formação integral dos sujeitos, que valoriza habilidades criadoras, de expressão sob diferentes linguagens, além das possibilidades de exercitar a sensibilidade e cultivar a musicalidade”, complementou ela.

A proposta apresentada pela secretaria de Cultura à Secretaria de Educação selou a parceria que implementará o Projeto Núcleo Municipal de Orquestras. Está prevista a implantação de orquestras de cordas, distribuídas em 52 escolas. Cada orquestra será formada por 25 integrantes, distribuídos nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Serão ministradas aulas coletivas para cada grupo instrumental, bem como aulas de teoria, percepção musical e prática de conjunto. Para tanto serão adquiridos 1325 instrumentos musicais, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, bem como estantes de partituras e material didático. Todos os materiais necessários para o aprendizado do instrumento musical serão fornecidos em regime de comodato às famílias dos alunos.

Galeria da notícia

Prefeita, Ministro e secretários no entorno de uma mesa