15 oficinas profissionalizantes do PMDI estão com as inscrições abertas

Mais um projeto ligado ao componente de Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) está com as inscrições abertas. Trata-se da Oficina de Formação Laboral e Geração de Renda que ocorrerá na Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), na Rua Guarujá, número 171, no bairro Pátria Nova. Dentro da Oficina, são oferecidos 15 cursos profissionalizantes e um curso de aprendizado comercial, todos com o objetivo de qualificar jovens para a inserção no mercado de trabalho. As turmas já estão abertas e as inscrições podem ser feitas na Asbem, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a quinta-feira, apresentando documento com foto e comprovante de residência. As oficinas iniciam conforme a procura.
Assim como as oficinas de Esporte, Cultura e Lazer, o projeto de Formação Laboral é oferecido ao público prioritário da Prevenção à Violência, que são adolescentes e jovens de 15 a 24 anos dos bairros Santo Afonso, Boa Saúde, Canudos e Diehl. “Estamos abertos a todos os bairros, porém esses são os considerados prioritários pelo PDMI. Para o processo de mobilização do público-alvo serão reforçadas as nossas parcerias com a Rede Básica e Especializada de Proteção Social (Cras e Creas), escolas públicas da região e empresas cotistas para a contratação de jovens como Aprendiz Legal”, explica a gerente das Asbem, Rosmarie Matte. A meta, segundo ela, é atingir 315 inscrições.
Desenvolvido por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em execução pela Prefeitura, o PDMI prevê a revitalização urbana - que está sendo realizada desde maio no Centro da cidade -, o desenvolvimento econômico e a prevenção à violência.
Aprendizagem Comercial tem aula inaugural nesta quarta-feira
As duas turmas do Curso de Aprendizagem Comercial terão as suas aulas inaugurais nesta quarta-feira, 18, às 18h30, na sede da Asbem. O local está totalmente equipado para receber os primeiros 70 estudantes que farão parte desta qualificação. O curso tem previstas 800 horas/aula e poderá encaminhar o estudante ao mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz.
OFICINAS OFERECIDAS
Área: Cursos de Embelezamento
1. Técnicas de corte de cabelo
2. Design de sobrancelhas
3. Técnicas básicas de maquiagem
4. Escovas e Penteados
5. Unhas decoradas
Área: Curso de Tecnologia de Espetáculos
6. Áudio
7. Cenografia
8. Figurino
9. Iluminação cênica
Outras áreas:
10. Curso de Inglês
11. Curso de culinária
12. Curso de garçom
13. Curso de padaria e confeitaria
14. Curso básico de eletricista predial
15. Curso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na plataforma Android
Curso de aprendizagem comercial